quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
30 DE NOVEMBRO - DIA DO TEÓLOGO
Mas, na verdade, um teólogo é uma pessoa bem mais próxima de nós do que pensamos. Ele presta serviços de consultoria a escritores, por exemplo, que estejam usando a religião para contar alguma história ou fornece orientação a grupos religiosos em geral, principalmente organizações não-governamentais.
Outra confusão que é feita com freqüência: um padre ou um pastor podem ser um teólogo, mas um teólogo nem sempre é um religioso. Podemos encontrar um teólogo dando aulas em cursos universitários da área de ciências sociais, como Letras, Antropologia, Sociologia. Aliás, é cada vez maior nos meios acadêmicos a intertextualidade entre as disciplinas. E em relação à teologia isso é sentido de forma evidente. Trata-se de um fenômeno recente a redescoberta da leitura teológica do mundo nas áreas de ensino voltadas para o conhecimento do comportamento humano em geral.
O QUE UM TEÓLOGO ESTUDA?
Basicamente o teólogo formado estuda e analisa as diversas religiões do mundo e sua influência sobre o homem do ponto de vista antropológico e sociológico. Sua principal fonte de pesquisa são os textos sagrados e as doutrinas e dogmas religiosos.
Com isso procura explicar de que forma as crenças, com o decorrer do tempo e da história, modificam ou eternizam as maneiras do homem interagir na sociedade.
Nos cursos de teologia, a grade curricular varia de instituição para instituição. Algumas dão maior importância à análise das religiões em si, enquanto outras se debruçam mais sobre os textos sagrados.
De qualquer forma, um estudante de teologia - o futuro teólogo - deverá ler muito e participar de muitos debates em sala de aula sobre as bases e a história das religiões.
O QUE QUER UM TEÓLOGO?
Um teólogo procura a tempo e a hora tornar a religião em um saber racional, no caso, um saber chamado teologia (estudo de Deus: teo = Deus; logia = estudo).
Sua atitude diante da religiosidade é quase sempre objetiva, uma vez que a religião em si e mais precisamente a fé tem caráter subjetivo.
Uma coisa é termos fé, outra é estudarmos os fenômenos da fé. Para o primeiro caso, basta crer, acreditar num dogma ou numa doutrina como verdade a ser vivida. No outro, esta mesma fé será interpretada, relativizada e, conseqüentemente, racionalizada.
O teólogo, então, é aquele que deseja ser os olhos da razão dentro de uma experiência que normalmente só pode ser vivida sem questionamentos, ou seja, na fé, que não questiona, não interroga, apenas crê.
Por isso nada impede que um teólogo venha a ser um religioso fervoroso ou uma pessoa completamente descrente de Deus. Uma coisa não impede a outra. No exercício ou não da fé, crente ou descrente. No exercício da profissão, teólogo sempre.
domingo, 29 de novembro de 2009
JETDATA CONQUISTA QUALIFICAÇÃO “MPS.BR”
O MPS.BR é uma iniciativa brasileira, sob coordenação da Sociedade SOFTEX, que visa a Melhoria de Processo do Software Brasileiro em todas as regiões do país, com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs), a um custo acessível. O MPS.BR segue modelos e normas internacionais: é compatível com o modelo CMMI, está em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e 15504, além de ser adequado à realidade brasileira. Informações atualizadas sobre o MPS.BR, incluindo metas e resultados alcançados, encontram-se no Portal SOFTEX - http://www.softex.br.
-
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
25 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e à vida.
É uma oportunidade de ajudar sem interesse.
É uma demonstração de solidariedade, de evolução espiritual.
É um ato de fé e bondade.
Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue e necessitar da doação de alguém.
A necessidade de sangue pode surgir em qualquer família, a qualquer momento.
O sangue humano é insubstituível, e somente pode ser obtido através de doação de um ser humano a outro.
A necessidade nos torna iguais. Doe para receber.
O QUE É PRECISO PARA DOAR
Para doar sangue é preciso:
Ter e estar com boa saúde.
Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária e AIDS.
Ter idade entre 18 e 60 anos.
Pesar acima de 50kg.
Não estar exposto a situações de risco (vários parceiros sexuais, usar drogas, ter parceiro sexual portador do vírus da AIDS).
Apresentar documento de identidade oficial.
Não estar gripado ou resfriado.
Não estar grávida ou amamentando.
É PRECISO SABER
Não existe substituto para o sangue.
Seu sangue jamais será vendido.
Quem doa sangue uma vez não é obrigado e nem tem necessidade de doar sempre.
Um doador pode doar sangue até quatro vezes por ano.
Doar sangue não engorda, não emagrece, não afina nem engrossa o sangue, não vicia e faz bem para a consciência.
O doador tem o direito de receber um atestado médico e a carteirinha de doador.
PREPARAÇÃO PARA DOAÇÃO
Dormir bem a noite anterior à doação.
Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação.
Não estar em jejum.
Pela manhã você pode tomar café normalmente.
Após almoço ou jantar, aguarde 3 horas.
COMO É A DOAÇÃO
A coleta é feita com material descartável.
A doação de sangue não dói.
Não há riscos de adquirir doenças.
Após doar sangue, o doador volta às atividades normais.
Ao doar sangue, você vai ser orientado e acompanhado por experientes profissionais de saúde.
É SEGURO DOAR SANGUE
Antes da doação, o candidato será avaliado e somente doará se estiver em condições.
A quantidade de sangue doada é de aproximadamente 450 ml.
O sangue doado passa por exames laboratoriais.
Todo material usado é descartável.
Todo sangue retirado é reposto pelo organismo.
A coleta é realizada em ambiente limpo, confortável e acolhedor.
ATENÇÃO
Quando for doar sangue lembre-se de responder corretamente às perguntas durante a entrevista. O sangue seguro começa com as informações.
domingo, 1 de novembro de 2009
INCÊNDIO DESTRÓI DEPÓSITO DO GRUPO MASCATE EM ARAPIRACA
Segundo informações, houve uma queda de energia brusca na área. Moradores das proximidades observaram que havia fumaça saindo ao fundo dos galpões e acionaram o Corpo de Bombeiros. Não havia nenhum funcionário na loja e segundo moradores, o estabelecimento havia fechado minutos antes.
Bombeiros, policiais militares, funcionários da prefeitura municipal e pessoas que passavam no local ajudaram a conter as chamas, que já ameaçavam destruir o segundo galpão e atingir uma residência ao lado. Enquanto os militares tentavam apagar as chamas ouviu-se um grande barulho e foi neste momento que o teto não suportou e acabou caindo. Em desespero, a moradora da casa ao lado dos galpões pediu pra que os militares entrassem em sua residência e apagassem as chamas, que já tomavam conta do telhado.
As chamas destruíram grande parte do estoque de confecções, malhas e brinquedos existente nos depósitos, além dos telhados. Por volta das 16 horas os bombeiros conseguiram controlar as chamas e efetuaram o trabalho de rescaldo do local. A perícia fez o levantamento das informações para entregar o laudo do incêndio aos proprietários da loja.
O proprietário das lojas, Antônio Marinho informou que se encontrava com sua família em uma chácara, na zona rural de Limoeiro de Anadia, quando foi informado do incêndio e seguiu para o local. Bastante nervoso, ele tentou até entrar no estabelecimento, mas foi contido por familiares. No final, Antônio Marinho agradeceu a todos que ajudaram a conter as chamas e frisou: “Agora sei que tenho grandes amigos”.
Antônio Marinho é pai e sócio de Neto Marinho, dirigente e membro atuante dos ARAUTOS DA ALEGRIA.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
CÂMARA MUNICIPAL CONCEDE COMENDA AMIGO DA CRIANÇA
A Comenda foi instituída em 2007, por meio do Projeto de Resolução de autoria da vereadora Fátima Santiago e tem como objetivo promover o reconhecimento de personalidades, instituições filantrópicas, públicas e privadas que atuam na defesa dos direitos da criança. Instituída inicialmente para homenagear jornalistas alagoanos que já detinham o título conferido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), este ano a comenda foi estendida a personalidades de outras áreas de atuação e passou a integrar as atividades da Semana da Criança, conforme iniciativa dos vereadores Nery Almeida (PV), Heloísa Helena (Psol) e Thaíse Guedes (PSC). A homenagem faz parte das atividades da Semana da Criança, a partir da iniciativa dos vereadores Nery Almeida (PV), Heloísa Helena (Psol) e Thaíse Guedes (PSC).
Foram homenageadas ainda a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Conseas), Maria Lúcia Santos Moreira da Silva, as jornalistas Elenilda Oliveira (que integra a equipe da Secretaria de Estado da Comunicação e recebeu em 2005 o título de Jornalista Amiga da Criança da Agência de Notícia dos Direitos da Infância) e Vitória Alcântara, que se destacou por ser a primeira jornalista alagoana diplomada pela Andi em 2001.
Também integra a lista dos agraciados com a Comenda a assistente social Cláudia Malta; o diretor de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Edmilson Rodrigues Vasconcelos; Gilva Carvalho de Oliveira Dantas (Lar São Domingos); o promotor de Justiça Luiz Medeiros; Cristina dos Santos Lima; a delegada Bárbara Arraes; a presidente do Lar São Domingos, Ângela Santana; Maria Helena Russo Lessa; a delegada Aureni Moreno; a coordenadora do Bolsa Escola do Município, Taciana Veloso; o professor Edson Ferreira e a empresária Ana Lídia Vasconcelos.
Dona Cícera Benedita da Silva Rêgo fundou a Creche-Escola Jesus de Nazaré em 1997 e não recebe apoio e nem recursos públicos e depende unicamente de doações para atender 350 crianças carentes do bairro do Tabuleiro e Santa Amélia. Os ARAUTOS DA ALEGRIA vêm promovendo ações direcionadas para a melhoria na parte estrutural da Creche-Escola Jesus de Nazaré e também na realização de eventos destinados às crianças carentes da instituição.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
ARAUTOS DA ALEGRIA FAZEM A FESTA DAS CRIANÇAS
Todas as crianças receberam presentes e vários sorteios foram realizados, incluindo duas bicicletas.
Os Arautos da Alegria que participaram da festa estampavam em seus rostos a alegria em estar proporcionando as crianças carentes da Creche Escola Jesus de Nazaré um momento tão festivo e alegre, onde as crianças vivenciavam aquele momento como único para eles.
Simone Oliveira, uma das Arautos da Alegria participou da festa e disse: “A nossa maior satisfação é ver o brilho no olhar de cada criança. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que devemos fazer mais pelas crianças menos favorecidas”. Simone completou: “o carinho que recebo dessas crianças é algo inexplicável, e me enche de disposição para trabalhar pelo seu bem”.
A diretora da Creche Escola, Dona Cícera, presente à festa, disse que estava feliz pela comemoração às crianças. “Esta festa foi a melhor coisa que os Arautos da Alegria poderia fazer por todos nós, pois muitas crianças não tiveram a oportunidade de ganhar sequer um lanche no seu dia. Muitos pais também não têm condições de levar seus filhos em lugares tão divertidos como estes”, agradeceu Dona Cícera.
Em retribuição aos Arautos da Alegria, o Coral formado pelas crianças da Creche Escola Jesus de Nazaré deram um show, emocionando a todos os presentes na festa. As crianças foram transportadas em quatro ônibus cedidos pela Auto Viação Piedade.
(Para melhor visualização, clique na imagem)
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
FESTA DAS CRIANÇAS SERÁ NESTE SÁBADO, 03
Os ARAUTOS DA ALEGRIA vão proporcionar às crianças carentes uma tarde festiva com Músicas, Palhaço, Brincadeiras, Distribuição de Brinquedos e Lanches para as 350 crianças da Creche-Escola Jesus de Nazaré.
Os ARAUTOS DA ALEGRIA receberam doações de brinquedos que serão distribuídos na FESTA DAS CRIANÇAS. Brinquedos que proporcionarão um belo sorriso e muita alegria as crianças carentes.
Pensando no bem-estar das crianças, os ARAUTOS DA ALEGRIA estão reformando a parte estrutural da Creche-Escola Jesus de Nazaré, que proporcionará um maior conforto as crianças.
A Creche-Escola Jesus de Nazaré não recebe apoio e nem recursos públicos e depende unicamente de doações. Recentemente, conseguiu se credenciar no Projeto Mesa Brasil, do SENAC. Entretanto, para que possa continuar participando do projeto, se faz necessário adequar a cozinha e o refeitório aos padrões exigidos pelo SENAC.
Os ARAUTOS DA ALEGRIA procuram mobilizar pessoas físicas e jurídicas para arrecadar doações e mão-de-obra para a reforma da creche-escola, e toda ajuda e colaboração será bem vinda.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
ARAUTOS DA ALEGRIA FAZEM TRIAGEM DE BRINQUEDOS PARA A FESTA DAS CRIANÇAS
Os brinquedos podem ser entregues no MASCATE CONFECÇÕES (defronte o CEPA – Farol).
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
ARAUTOS DA ALEGRIA VÃO FAZER A ALEGRIA DAS CRIANÇAS CARENTES NO "DIA DA CRIANÇA"
-
Os ARAUTOS DA ALEGRIA estão aceitando doação de brinquedos usados em bom estado para serem distribuídos na FESTA DAS CRIANÇAS da Creche-Escola Jesus de Nazaré.
domingo, 6 de setembro de 2009
FESTA DAS CRIANÇAS
-
Os ARAUTOS DA ALEGRIA vêm promovendo ações direcionadas para a melhoria na parte estrutural da Creche-Escola Jesus de Nazaré e também na realização de eventos destinados às crianças carentes daquela instituição.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
ARAUTOS DA ALEGRIA EM AÇÃO NA CRECHE-ESCOLA JESUS DE NAZARÉ
terça-feira, 28 de julho de 2009
ARAUTOS DA ALEGRIA
-
Os ARAUTOS DA ALEGRIA é um grupo formado por pessoas de diferentes classes sociais, profissionais e crenças religiosas, atuando como voluntários em projetos de apoio e viabilidade junto a instituições públicas e/ou privadas que realizam um trabalho de assistencialismo social.
-
Os voluntários ARAUTOS DA ALEGRIA identificam as instituições que prestam serviços a comunidades carentes e trabalham para estruturá-la para que ela possa ser auto-sustentável.
-
Os ARAUTOS DA ALEGRIA é formado por mefecistas de diversos Grupos de Base do MFC MACEIÓ. O foco principal são as pessoas e o maior incentivador é Jesus Cristo.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
O que são os Arautos da Alegria?
Somos um grupo formado por pessoas de diferentes classes sociais, profissionais e crenças religiosas, atuando como voluntários em projetos de apoio e viabilidade junto a instituições públicas e/ou privadas que realizam um trabalho de assistencialismo social.
Faça parte você também desse projeto.