quinta-feira, 21 de junho de 2012

AVANÇO NO TRATAMENTO DA HEPATITE C




A
 infecção crônica pelo vírus da Hepatite C (VHC) é um importante problema de saúde pública, com prevalência mundial estimada em 2,2%, ou cerca de 170 milhões de infectados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ter uma idéia de magnitude, a doença é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose hepática em fase terminal e 60% dos casos de câncer de fígado.

Os estudos nacionais que avaliaram a exposição da população ao VHC demonstraram que 1,38% dos brasileiros já tiveram contato prévio com esse vírus. A transmissão ocorre por exposição de qualquer natureza a sangue contaminado, ou de mãe para o filho, durante a gestação e o parto.

É importante ressaltar que os exames para diagnóstico da infecção estão disponíveis há menos de 20 anos, logo, todos os indivíduos que receberam transfusão sanguínea, fizeram hemodiálise ou outros procedimentos hospitalares invasivos antes de 1993 estão sob risco de apresentar a doença.

Procedimentos odontológicos e tatuagens sem o devido cuidado de esterilização de instrumental, e o compartilhamento de agulhas e seringas, materiais de manicure e outros objetos cortantes são também fatores de risco, independentemente da época da exposição.

Nesse contexto, e por ocasião do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho desde 2009, o Ministério da Saúde brasileiro tornou pública uma ótima notícia: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) licenciou, no último dia 25 de julho, um novo medicamento para o tratamento de hepatite C crônica – o boceprevir.

Trata-se de uma droga capaz de impedir que o vírus se multiplique no organismo da pessoa infectada. A droga foi desenvolvida para ser usada em associação com a atual terapia padrão – baseada em interferon peguilado (Peg-IFN) e ribavirina – para o tratamento de indivíduos infectados pelo subtipo 1 do vírus.

Os resultados dos estudos que validaram o boceprevir demonstraram que a terapia contendo esse medicamento é mais eficaz para a erradicação da infecção, tanto no tratamento inicial quanto em pessoas que já tiveram falha previamente à terapia padrão. Além disso, a adição desse medicamento ao esquema permite períodos mais curtos de tratamento: atualmente, a terapia padrão é feita por 48 semanas; dependendo da velocidade com que cada paciente responder à medicação esse tempo pode ser reduzido para 24 semanas nos que estão sendo tratados pela primeira vez, ou 36 semanas naqueles que têm história de falha prévia.

A proporção de pacientes que passaram a apresentar carga viral negativa para hepatite C com o uso de boceprevir foi praticamente o dobro dos insatisfatórios 40% que conseguem esse sucesso com Peg-IFN e ribavirina.

Estima-se que, no Brasil, 1,5 milhão de pessoas sejam portadoras crônicas do VHC. Entretanto, apenas 12 mil estão em seguimento ou tratamento. Esse dado chama atenção para o grande contingente de portadores que não têm acesso ao diagnóstico. Diante da maior probabilidade de sucesso do tratamento com a nova droga disponível, é preciso um esforço concentrado dos médicos e das pessoas que já se expuseram a risco para detectar as infecções ainda não diagnosticadas.

A Unilab oferece testes indispensáveis para o diagnóstico de hepatite C, que permitem a confirmação da infecção crônica, a identificação do genótipo viral e monitoramento da resposta ao tratamento.