O
|
transporte público eficiente é a solução para
a maior parte dos problemas no trânsito das grandes cidades brasileiras. Nos
últimos dez anos, a frota de veículos do País dobrou, chegando a 60 milhões de
unidades. O impacto nas vias urbanas é visível nas grandes cidades e em
municípios de médio porte, que já sofrem com o caos dos engarrafamentos.
O
Ministério das Cidades está ciente do problema, mas trabalha com um meio termo
entre incentivo à compra de carros – que aquece a indústria e cria empregos – e
a redução do fluxo de veículos nas ruas. “A indústria automobilística é geradora de
emprego e renda e, por isso, é incentivada pelo governo federal. Nosso objetivo
é convencer até mesmo famílias com mais de dois carros a usar o transporte
público”, afirma o Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade
Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima.
Segundo
o governo federal, desde 2003 já foram disponibilizados R$ 21,6 bilhões para
infraestrutura de transporte urbano. Só o programa PAC da Mobilidade, aprovado
em fevereiro de 2001, repassou R$ 18 bilhões para melhoria do transporte
coletivo das grandes cidades brasileiras.
TRANSPORTE PÚBLICO
Para
especialistas, a solução é o transporte público e investimentos em ampliação
das vias urbanas, apesar de bem-vindos, não resultam em melhorias definitivas.
Além do custo da obra do sistema viário, a construção de uma avenida sempre
acontece em locais já ocupados e isso implica em desapropriações, o que é muito
caro. Construir novas vias não necessariamente reduz os engarrafamentos, pois
facilita o acesso de mais carros e, em pouco tempo, a região pode apresentar
gargalos e sobrecarga de veículos.
No
Brasil já estão sendo feitos investimentos em transporte sobre trilhos em
capitais como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte. Segundo
o Ministério das Cidades, esse tipo de serviço já deverá entrar em
funcionamento com boa estrutura dentro de cinco anos.
A
etapa seguinte será aplicar a integração intermodal, em que a estrutura do
ônibus se comunica com o transporte sobre trilhos e com a bicicleta, em uma
rede integrada de transportes que favoreça a população, diminua o trânsito e
beneficie o meio ambiente.
Fontes: Ministério das Cidades e Denatran