quinta-feira, 5 de abril de 2012

MINISTRO DO TURISMO FALA SOBRE COMPETITIVIDADE DURANTE O FÓRUM PANROTAS


Ministro Gastão Vieira

 Com informações O POVO online

A
 importância da chegada dos megaeventos no País e como Ministério do Turismo tem trabalhado para melhorar a competitividade no setor foi o tema central da palestra do ministro Gastão Vieira, abordado durante o Fórum Panrotas “Tendências do Turismo 2012”, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. “Vislumbramos a chegada de grandes eventos, como a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, sem falar na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Isso dará ao Brasil a oportunidade única de exposição em todo o planeta”, disse ministro do Turismo do Brasil.

Ministros do Turismo da América Latina participam do Fórum Panrotas como Chile, México e Argentina. No Brasil, a discussão sobre uma possível desoneração da cadeia produtiva está em andamento entre o Ministério do Turismo, os empresários e o Ministério da Fazenda. O objetivo é tornar os preços mais atraentes, gerar emprego e renda e não provocar um impacto negativo na arrecadação. Para Gastão Vieira, o mercado doméstico que representa 85% de toda a economia do turismo no País também foi discutido durante o painel.

No planejamento estratégico deste ano, o ministro revela que foi definida a concentração de ações de promoção para atrair mais turistas de países vizinhos em 17 países prioritários: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal, Canadá, México e Bolívia.

“A definição desses mercados atendeu a alguns critérios, como o histórico do número de turistas enviados ao Brasil, acessibilidade aérea e fronteiras terrestres. Um fator decisivo para atuação em 2012 é o percentual de participação do Brasil no volume de turistas estrangeiros que vêm para a América do Sul. Temos espaço para aumentar nossa representatividade turística no continente”, finaliza.