quinta-feira, 4 de outubro de 2012

BIOGRAFIA SOBRE MANUEL DIÉGUES JÚNIOR É LANÇADA EM ALAGOAS

Manuel Diégues Júnior

Obra de autoria de Marcos Vasconcelos Filho reúne levantamento minucioso de diversos aspectos.

Valéria Guimarães
www.cultura.al.gov.br

O
 livro “MANUEL DIÉGUES JÚNIOR O REGIONAL E O CULTURAL” foi lançado no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Ihgal). De autoria do sociólogo e membro do Ihgal, Marcos Vasconcelos Filho, a publicação inédita traz a trajetória da vida e obra do cientista social Manuel Diégues Júnior (1912-1991).

A obra reúne um levantamento minucioso de diversos aspectos, numa bibliografia reveladora do geógrafo, do antropólogo, do sociólogo, do historiador, do musicólogo e poeta alagoano. O lançamento faz parte da programação comemorativa do Centenário do ilustre alagoano realizado pela Fundação Pierre Chalita, em parceria com o Governo do Estado.

Durante o lançamento, o autor fez uma breve apresentação dos tópicos do livro que está divido em três etapas: Vida, obra e reunião de grande parte das publicações produzidas por Manuel Diégues Júnior.

Segundo o autor Marcos Vasconcelos Filho, o livro revela a amplitude da obra de Manuel Diégues Júnior que percorre a pesquisa da sociedade brasileira, passando da questão agrária até fatos recentes no processo de urbanização dessa sociedade.

O secretário-chefe do gabinete Civil, Álvaro Machado, destacou a importância da iniciativa. “Esta publicação é fundamental para trazer novos elementos sobre a vida e a obra dos filhos ilustres de Alagoas. O Governo do Estado tem a satisfação de apoiar as iniciativas que pretendem preservar a história e a cultura de Alagoas”, ressaltou.

A filha de Manuel Diégues Júnior, Maria Madalena, agradeceu a homenagem em nome dos quatro filhos e toda a família Diégues. “Estamos muito emocionados com esta homenagem e parabenizo o autor, que teve essa ousadia de reunir todos esses importantes elementos da vida do meu saudoso pai e, sobretudo filho desta Alagoas”, disse.