sexta-feira, 9 de março de 2012

CUIDADO... SEU COMBUSTÍVEL PODE ESTAR ADULTERADO



S
e seu carro anda gastando mais combustível que o normal, dando solavancos durante a aceleração e as partidas estão ficando difíceis, ele pode estar com combustível adulterado.

A adulteração é feita por meio da adição indevida de álcool, água ou solvente no combustível, e pode causar sérios danos ao veículo, pois corrói e diminui a vida útil de peças do motor.

Se o seu carro estiver com problemas em função do combustível adulterado, leve diretamente a concessionária, faça uma revisão, para checar o sistema de injeção e as velas. Dependendo da gravidade é necessário retirar o combustível, limpar o tanque e substituir os filtros.

O consumidor tem direito de fazer o chamado “teste da proveta” nos postos para verificar o teor de álcool na gasolina. Em uma proveta de 100 ml são colocados 50 ml de gasolina e 50 ml de cloreto de sódio na proporção 100g de sal para 1L de água. Depois de misturados e 15 minutos de repouso, o álcool se desprende da gasolina. É permitido que o volume de álcool atinja 25% do volume total da gasolina, ultrapassando esse limite, o combustível é adulterado.

Porém, sabemos que é complicado fazer essa verificação, mas com algumas precauções é possível poupar aborrecimentos:

- Abasteça o veículo sempre no mesmo posto.
- Desconfie de preços muito baixos.
- Cheque se há lacres eletrônicos nas bombas.

A ANP, Agência Nacional do Petróleo, é a responsável pela fiscalização da rede de distribuidoras e postos de combustíveis, para isso conta com fiscais para inspecionar as distribuidoras e postos. Os números de telefones e endereços da ANP devem estar visíveis aos clientes na área externa do Posto. Faça uso do seu direito, denuncie caso constate qualquer irregularidade com o combustível.