sexta-feira, 20 de abril de 2012

VOCÊ SABE CONTROLAR OS GASTOS DOS FILHOS?



N
ão é fácil planejar o orçamento de uma casa. E a situação piora quando os filhos se tornam adolescentes, já que, nessa idade, eles costumam ter dificuldades para lidar com limites, especialmente quando se trata de gastos.

Muitas famílias têm se endividado com as despesas dos adolescentes, como vestuário, comunicação e alimentação fora do lar.

Os pais em geral - desde as classes com mais recurso financeiro até aquelas menos abastadas - tendem a se desdobrar para realizar os caprichos dos filhos, e é exatamente isso que a diarista Rosa de Moura, 51, faz com a filha Júlia, 9 anos. Ela conta que sempre compra o que a filha escolhe. “Ela gosta de roupas e sapatos cor de rosa, sempre que eu saio a levo comigo pra escolher, e eu acabo cedendo aos gostos dela”, afirma. “A gente acaba se enrolando um pouquinho com as contas, mas vale a pena fazer o gosto dos filhos”, completa.

Já a cabeleireira Vera Lúcia Luciano, 42, ensinou o filho Douglas Luciano da Silva, 14, a controlar os gastos desde cedo. Ele trabalha como DJ e já não precisa da ajuda dos pais financeiramente. “Só quando ele precisa de alguma coisa e não tem dinheiro suficiente a gente completa, mas isso quase nunca acontece”, conta. A mãe ensinou Douglas a não gastar muito desde pequeno. “Sempre falamos pra ele não acumular contas e não gastar com o que não precisa. Acho que deu certo, porque ele é bem controlado quando o assunto é dinheiro”, disse.

ESTABELECENDO LIMITES
Estabelecer limites para os gastos dos adolescentes não é fácil. Na prática, valem algumas dicas: os pais podem procurar negociar horários do uso de internet junto com os filhos e monitorá-los sempre que possível. E o uso do telefone celular também deve ser limitado. O ideal é que as linhas de telefones celulares sejam pré-pagas.

Caso as regras não sejam respeitadas, o responsável precisa ter uma atitude firme.

A retirada do computador e do celular pode ser uma privação que os faça refletir em cima da falta do cumprimento do que foi estipulado.

Além de controlar o orçamento e estabelecer limites, os pais podem incentivar os adolescentes de 15, 16 e 17 anos a procurarem um emprego e deixar claro que dinheiro não cai do céu.