terça-feira, 2 de outubro de 2012

DOCUMENTO COM FOTO É OBRIGATÓRIO PARA ELEITOR VOTAR



N
o próximo domingo, dia 7 de outubro, na votação do primeiro turno das eleições municipais, será obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto a fim de comprovar a identidade do eleitor.

Entre outros documentos, o eleitor poderá apresentar carteira de identidade, de motorista, carteira de trabalho ou qualquer outro documento oficial com foto.

A votação ocorre das 8h às 17h e na hora de votar, é importante que o eleitor também leve o seu título para localizar a sua seção eleitoral. O eleitor que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver de justificar a ausência necessita do número do título para preenchimento do formulário de justificativa.

Os eleitores podem levar a chamada “cola” eleitoral no dia da votação. O eleitor deve imprimir a “colinha” e preencher com os dados do seu candidato a vereador e a prefeito.

Embora sejam apenas dois cargos na disputa deste ano, é aconselhável a utilização da “cola” para fazer com que o processo de votação seja mais rápido. É comum o eleitor chegar à cabine de votação e esquecer o número de seu candidato, nesta hipótese, se o eleitor não estiver de posse da “cola”, ele deverá procurar o nome e número do seu candidato na relação disponibilizada na seção eleitoral, o que torna a votação mais demorada. Para que não haja risco de esquecimento do número do seu candidato leve a colinha preenchida.

O primeiro cargo a ser votado é o de vereador, que tem cinco dígitos, e o segundo voto é para prefeito, que tem dois dígitos.