quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GOVERNO LIBERA R$ 10 MILHÕES PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA SECA EM ALAGOAS



O
 Estado de Alagoas recebeu, na segunda-feira (20), na conta única do Estado, um montante de 10 milhões de reais para minimizar os efeitos da estiagem que, este ano, atingiu 36 municípios, principalmente na região do Alto Sertão. Os recursos foram creditados pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Os recursos foram disponibilizados para ações emergenciais de socorro e serão utilizados na contratação de máquinas para limpeza de barreiros e compra de bagaço de cana e milho para o consumo animal. O objetivo é beneficiar cerca de 200 mil pessoas, incluindo os pequenos produtores que tiveram prejuízos com o prolongamento da seca este ano.

O anúncio do crédito foi feito durante reunião extraordinária do Comitê de Combate aos Efeitos da Seca, realizada na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. Criado pelo governador Teotônio Vilela Filho com a finalidade de coordenar e fiscalizar ações emergenciais, estruturantes e de apoio ao agricultor e ao pecuarista, o comitê reúne-se semanalmente para avaliar o encaminhamento dos planos de trabalho.

O secretário-executivo da Defesa Civil estadual e membro do comitê, coronel Gilson Romeiro, informou que, no próximo dia 30 de agosto, toda a estrutura do comitê – que se reúne na Sala de Situação da Secretaria Estadual de Agricultura – será transferida para Santana do Ipanema, no Alto Sertão alagoano.