Agência Brasil
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Correios iniciaram um plano de inclusão postal para ampliar e dar qualidade aos
serviços postais, visando a atender, em tempo predeterminado, todos os
municípios do país. Para isso, definiu prazos para a entrega das
correspondências. De acordo com a vice-presidenta de Rede e de Relacionamento
com os Clientes da estatal, Maria da Glória Guimarães, isso já era feito com
alguns produtos específicos, como os diferentes tipos de Sedex.
Os
prazos que passarão a ser cumpridos pelos Correios estão o das cartas e
cartões-postais simples, que deverão chegar ao destinatário em até cinco dias
úteis e encomenda não urgente, o limite é dez dias úteis.
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A partir de agora, cada tipo de correspondência passará também a ter seus
prazos predefinidos. Estamos seguindo as orientações do governo no sentido de
fazermos a inclusão postal de cidadãos que ainda não recebem um atendimento
adequado de nossos serviços – disse à Agência Brasil a vice-presidenta.
Entre
os prazos que passarão a ter de ser cumpridos pelos Correios estão o das cartas
e cartões-postais simples, que deverão chegar ao destinatário em até cinco dias
úteis. No caso de encomenda não urgente, o limite é dez dias úteis. A empresa
deverá cumprir esses prazos em 95% do total de correspondências.
Uma
das novas metas anunciadas pela estatal é que, até o fim de 2012, todos os
5.565 municípios deverão contar com alguma agência ou posto de atendimento dos
Correios. Atualmente, a empresa atende 5.519 cidades, o que corresponde a 99%
dos municípios do país. Alguns deles são atendidos a partir do chamado
município principal.
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São municípios que já exercem dominância sobre seus vizinhos, e servem de ponto
de ligação dos Correios com municípios menores– explicou Maria da Glória.
Segundo ela, os critérios para definição dessas cidades foram definidos pelo
Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
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A partir deles, chegamos àqueles que estão localizados nos arredores. São cerca
de 1,5 mil distritos com mais de 500 habitantes e outros sem representação que
pretendemos atingir para alcançar nossa meta de oferecer nossos serviços a 100%
da população brasileira até 2015– acrescentou a presidenta. Atualmente, a
empresa atua em 64% dos 4.261 distritos com população igual ou superior a 500
habitantes.
Já
o serviço de distribuição, que é a entrega de correspondência pelo carteiro ou
em caixa postal, deverá abranger 85% da população nos próximos quatro anos.
Hoje, esse serviço atinge 82% dos brasileiros. “Antes sequer havia prazo para a
entrega desse tipo de correspondência.”
A
vice-presidenta alerta que, para o sucesso da nova empreitada, é fundamental
que as prefeituras cumpram com as atribuições de designar endereços mínimos
para a entrega das correspondências. “É importante que elas (as prefeituras) se
mobilizem para colocar endereçamento adequado para que possamos fazer as entregas.
Antes, elas dependiam das câmaras legislativas, mas isso não é mais necessário,
bastando, portanto, aos prefeitos, se organizarem.”
Segundo
ela, caso as prefeituras encontrem dificuldades em fazer os endereçamentos, as
diretorias regionais da estatal poderão auxiliá-las, “esclarecendo quais são as
necessidades mínimas dos Correios”. Maria da Glória garante não ter
preocupações com o risco de as metas serem prejudicadas por eventuais
dificuldades encontradas pelos prefeitos.
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Isso não nos prejudicará porque só serão contabilizadas as correspondências que
tiverem endereçamentos adequados. As demais não farão parte [das estatísticas].
Mas, como se trata de um serviço de interesse do cidadão, acredito que eles
cobrarão das prefeituras ações necessárias para evitar maiores problemas.