segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CONTRIBUINTE DE MACEIÓ PAGARÁ IPTU MAIS CARO EM 2012


Secretária Marcilene Costa
A secretária de finanças da Prefeitura de Maceió (AL), Marcilene Costa, afirmou que o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2012 sofrerá aumento, devido à reclassificação que vai acontecer para aproximadamente 164 mil imóveis.

Até o final de 2011, cinco mil contribuintes irão receber os carnês do tributo e irão pagar o imposto mais caro no ano que vem.

Depois de receber algumas críticas dos contribuintes, Marcilene aponta que vários levantamentos foram feitos e que foi constatado que os imóveis em questão foram melhorados em termos estruturais ou o valor de mercado está mais alto, devido à valorização do local onde se situam. Para o ano de 2013, a expectativa é que todos os 164 mil contribuintes façam o pagamento do IPTU com o valor mais alto.

Isso vai ocasionar, segundo Marcilene, em um aumento de 10% na arrecadação do imposto. Muitas pessoas foram pegas de surpresa com esse aumento, pois foram notificadas através do Diário Oficial. O contribuinte poderá contestar o novo valor do IPTU na Secretaria de Finanças até o dia 23 de dezembro de 2011. Mesmo após esse prazo, a revisão do valor poderá ser solicitada até 30 de junho do ano que vem.

A divulgação do reajuste do IPTU para todos os contribuintes será feita depois que houver o resultado do valor do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).