quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MACEIÓ

Maceió, capital de Alagoas, possui uma população de 900.000 habitantes e é famosa por possuir as praias urbanas mais bonitas dentre as capitais do Brasil. Hoje, Maceió é um dos mais importantes pólos turísticos do País. A cada dia, turistas do Brasil e do Mundo chegam à cidade à procura de diversão, muito sol e de suas famosas praias. Localizada entre os coqueirais, as lagoas e um lindo mar de águas cristalinas, Maceió destaca-se por sua beleza exuberante.

A cidade é uma eterna festa para os turistas, boa para quem gosta do dia, boa para quem curte a noite. Os primeiros aproveitam um cardápio farto de praias paradisíacas como Pajuçara e suas piscinas naturais, Ponta Verde e Jatiuca; e as lagoas Mundaú e Manguaba. À noite, Maceió brilha ao ritmo dos bares com música ao vivo localizados à beira-mar e no bairro histórico de Jaraguá.

Com sol o ano inteiro e uma temperatura média de 28 graus, Maceió dispõe de uma excelente infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, o conforto é de metrópole, as praias são de paraíso. Por isso, Maceió é considerada um dos points do litoral brasileiro, onde o visitante pode desfrutar da pura natureza, bem como da praticidade de uma cidade moderna.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS
Praia de Pajuçara - A maior atração é o passeio de jangada até a piscina natural que se forma durante a maré baixa entre bancos de areia e arrecifes, a 2 km da costa. Mais de 200 jangadas levam os turistas até o local, que chega a medir 200 metros de comprimento e 25 metros de largura. Nos fins-de-semana, Pajuçara ganha bares flutuantes nas jangadas que servem bebidas e tira-gosto. 

Praia de Ponta Verde - Praia de mar calmo e águas cristalinas, muitos coqueiros e arrecifes de coral que formam piscinas bem próximas à areia. Ponto de encontro dos jovens da cidade.

Praia Jatiúca - Mar verde de ondas fortes. É a preferida dos surfistas.

Praia de Pratagi - Também é chamada de Mirante da Sereia porque tem uma estátua de sereia em suas areias. Coqueiros e piscinas naturais.

Pontal da Barra - No final da restinga de Maceió, no extremo sul da cidade, no encontro das águas da lagoa Mundaú e do Atlântico. Praia selvagem, mar forte, correntezas e belíssimo pôr-do-sol.

Mirante de São Gonçalo - Praça Rosalvo Ribeiro, s/n. Fica no bairro do Farol, na parte mais alta da cidade, e tem a vista mais bonita dos bairros, do porto e da praia de Sobral.

TURISMO CULTURAL
Catedral de N. S. dos Prazeres - Praça. D. Pedro II. Com planta do arquiteto francês Auguste Montigny (o mesmo que projetou a Candelária, no Rio de Janeiro), foi inaugurada em 1859 na presença de d. Pedro II e sua esposa, Tereza Cristina. O altar-mor é de cedro. A capela do Santíssimo Sacramento tem detalhes renascentistas. A igreja virou catedral metropolitana em 1900 por decisão do papa Leão 13.

Igreja Bom Jesus dos Martírios - Praça Floriano Peixoto, s/n. É de 1881. Sua fachada é recoberta de azulejos portugueses com desenhos azuis. No interior, destaque para oito lustres de cristal que iluminam a igreja. Fica diante do palácio do governo.

Igreja N. S. do Livramento - Rua Senador Mendonça, s/n. Arquitetura neoclássica do início do século passado. No teto da nave, uma grande pintura da Imaculada Conceição. 

Teatro Deodoro - Principal teatro da cidade, inaugurado em 1910 com arquitetura em estilo neo-clássico. Localiza-se na Praça Deodoro, Centro.

Associação Comercial de Maceió - Rua Sá e Albuquerque - Jaraguá - Restaurado recentemente, o prédio da Associação Comercial foi fundado em 1928. Suas características arquitetônicas são de um autêntico neoclássico. Destaque para as belíssimas colunas greco-romanas.

Museu Théo Brandão - Belíssimo palacete na praia da Avenida, com grande acervo folclórico da cultura popular alagoana.

Museu de Arte Sacra Pierre Chalita - Praça Mal. Floriano Peixoto, 44. Tel. (82) 223.4298. Seg-sex 8h-11h e 14h-17h. Acervo de imagens e quadros de arte sacra e profana dos séculos 17, 18, 19 e 20, de artistas brasileiros e internacionais, entre as quais o "Nascimento de Vênus", de Guido Reni , "Ressurreição de Cristo", de Rafael Sanzio, uma "Madonna" atribuída ao ateliê de Leonardo da Vinci, além de pinturas creditadas a Tiziano e Caravaggio.

PASSEAR
Lagoa Mundaú - Vários saveiros fazem o passeio pela lagoa e navegam entre os canais formados por suas nove ilhas até a Barra Nova, onde a lagoa se encontra com o mar. Os pescadores podem ser vistos em canoas ou caminhando pelas áreas mais rasas à cata de crustáceos que vivem na lama do fundo da lagoa e são especialidades da culinária de Maceió - caranguejo, sururu, massunim, taioba.

COMPRAR
Artesanato em madeira, cerâmica e palha na Feirinha da Pajuçara, e os trabalhos das rendeiras no Pontal da Barra.