domingo, 12 de fevereiro de 2012

INADIMPLÊNCIA CAIU EM JANEIRO



A
 inadimplência do consumidor caiu 0,4% em janeiro na comparação com dezembro, em meio à queda de juros e inflação e ao pagamento do 13o salário, segundo a Serasa Experian.

Desde o terceiro trimestre de 2011, o consumidor mais endividado vem priorizando quitar suas despesas. Além do abono de final de ano, a redução dos juros e da inflação ajudou a dar um fôlego no orçamento familiar. Na comparação com o janeiro de 2011, o indicador de inadimplência subiu 16,6%, segundo a Serasa.

Em janeiro todas as modalidades da inadimplência apresentaram alta no valor médio das dívidas, com destaque para dívidas não bancárias, cujo valor médio subiu de R$ 396,77 em janeiro de 2011 para R$ 657,92 no mês passado, incremento de 65,8%.

Em dezembro, as dívidas com os bancos e a inadimplência com os cheques sem fundos puxaram o recuo do indicador com quedas de 2,3% e 8,1%, respectivamente. Dívidas com bancos têm peso de 49,3% no indicador, enquanto débitos de cheques sem fundo correspondem a 10,2% do índice.

Já as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e os títulos protestados limitaram uma queda maior da inadimplência no comparativo mensal, com crescimentos de 3,5 % e 16,9%.