quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TIM E CLARO TRAVAM DUELO POR COBERTURA 3G


Ana Paula Lobo
Internet Móvel 3G - Convergência Digital
.
C
om a Vivo liderando a cobertura da rede de Terceira Geração, com mais de 2500 municípios, as rivais esquecem o começo do ano e aceleram suas estratégias. A Claro chegou a 675 localidades. A TIM, por sua vez, alcançou 502 municípios. Até a Oi, mesmo num ritmo menor, também investiu mais.

O incremento da cobertura 3G no Brasil está ligada a volta da estratégia das teles, em especial, da TIM de ofertar banda larga móvel fora dos celulares. Não à toa, a TIM, segundo dados do portal Teleco, divulgados nesta segunda-feira, 06/02, a operadora foi a que mais incrementou sua infraestrutura. No terceiro trimestre do ano passado, a cobertura estava em apenas 281 localidades. Em janeiro, chegou a 502, um incremento de quase 80%.

A Claro, que perdeu a segunda posição no ranking da telefonia móvel para a TIM, depois de um período de forte estagnação na sua rede, também decidiu expandir sua infraestrutura. No terceiro trimestre do ano passado, a tele estava presente em 491 localidades. Em janeiro, essa cobertura passou para 675 municípios, um incremento em torno de 35%.

Até a Oi, que está na 'lanterna' da cobertura 3G, também decidiu apostar mais na infraestrutura. A tele que no terceiro trimestre de 2011 estava presente em 213 municípios, em janeiro, alcançou 261 localidades. um incremento pouco acima de 20%.

Apesar do incremento no investimento em infraestrutura, a rede 3G ainda está muito concentrada. De acordo com o portal Teleco, em dezembro de 2011, 1.921 municípios eram atendidos por apenas 1 operadora, caracterizando a não competição. A disputa das teles se concentrava em apenas 154 dos 5560 municípios do país. No total, 2.939 municípios, em dezembro, seguiam sem o serviço.