terça-feira, 15 de maio de 2012

ALAGOAS É O ESTADO QUE MAIS INSCREVE PRAIAS NO PROGRAMA BANDEIRA AZUL


Litoral de Alagoas é um dos mais belos do mundo


A
lagoas obteve mais uma marca importante para o turismo sustentável e ecológico da região. Em abril, o Estado, que já é conhecido por suas belezas naturais, alcançou o topo do ranking brasileiro de inscrições no Programa Bandeira Azul. Com o envio do formulário de inscrição da praia do Niquim, na Barra de São Miguel, já são oito praias alagoanas com pretensão de adquirir o mais importante selo internacional de qualidade.

No mês passado, a coordenadora nacional do Programa, Leana Bernardi, visitou as praias que já haviam enviado o formulário. Entre uma visita e outra, a técnica se reuniu com representantes da prefeitura municipal da Barra de São Miguel, que enviou os documentos no último dia 20 de abril.

O pedido para certificação foi feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e o Sebrae Alagoas. A ação conta ainda com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).

Para a analista de Projetos da Desenvolve e responsável pelas articulações do programa em Alagoas, Patrícia Toledo, a adesão na Barra de São Miguel é um marco fundamental para a concretização das ações do programa no Estado.

“O município se junta agora aos outros quatro, que já estão à frente do programa. Juntos, eles vão somar forças para lutar pela certificação das praias alagoanas”, enfatizou.

Agora já são cinco municípios que aderiram o Programa, com um total de oito praias inscritas, são elas: Boqueirão e Centro, em Japaratinga; Antunes e Burgalhau, em Maragogi; Costa Brava, em Paripueira; Patacho e Laje, em Porto de Pedras; e Niquim, em Barra de São Miguel.

Segundo Patrícia Toledo, o fato de muitas praias estarem se inscrevendo para projeto piloto, Alagoas já está ganhando visibilidade nacional e internacional. “Só de aderir às ideias do programa e garantir a adesão dos 33 critérios exigidos, as praias já se destacam entre as demais”, explicou.

Outros municípios alagoanos já visam à inscrição, entre eles Marechal Deodoro, que já se reuniu com a coordenação estadual e nacional, e Jequiá da Praia.

BANDEIRA AZUL
O programa, muito popular na Europa, chegou ao Brasil há três anos, através do Instituto Ambiental Ratones. A finalidade é criar uma lista de referências ao turista que escolhe um destino de sol e praia e busca, entre outras coisas, excelência em qualidade da água e iniciativas de educação ambiental. A pesquisa de praias certificadas no mundo pode ser feita pelo endereço eletrônico http://www.blueflag.org/.

No Brasil, atualmente, a Bandeira Azul está em vigor apenas na Praia do Tombo (Guarujá/SP) e na marina Costabella (Angra dos Reis/RJ). As duas tiveram o certificado renovado em 2011 e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo.

Com informações da Agência Brasil