O
ano era 1649. O General Eleodoro Ébano Pereira comanda uma expedição para subir
os rios, passar a Serra do Mar e alcançar o Planalto. Tem o objetivo de
encontrar ouro e índios e para isso recruta habitantes da Vila de Nossa Senhora
do Rosário de Paranaguá, primeiro núcleo urbano do Paraná destinado à
exploração do ouro. Os índios Tupi-guarani, Jê e Tingui que já habitavam a
região do planalto denominavam-na Core-Etuba, cujo significado era
"pinhal" ou "muito pinhão". A princípio se estabeleceram
nas margens do rio Atuba, na localidade chamada Vilinha e, em seguida, mudaram
a povoação para onde hoje conhecemos o centro da cidade, a Praça Tiradentes, e
ali cresceria a Vila Nossa Senhora Da Luz dos Pinhais.
História
Como
quase todas as cidades brasileiras, Curitiba teve como primeiros habitantes os
índios das nações Tupi, Guarani e Jê, que tiveram suas culturas transfiguradas
com a chegada dos garimpeiros por volta de 1649, em busca de ouro e riquezas da
região.
Surgiram
os primeiros arraiais e conta a lenda que uma capela foi erguida no lugar
indicado por Nossa Senhora da Luz. Assim, nascia em 29 de março de 1693 a Vila de Nossa Senhora
da Luz dos Pinhais. Nesta época o cacique Tindiquera da tribo Tingui pronunciou
pela primeira vez o nome da cidade de Curitiba – "Coré-Tuba", que
significa muito pinhão.
Curitiba,
conhecida como "Cidade Sorriso", foi tropeira nos anos 1700, quando
os condutores de gados implantaram hábitos, abriram caminhos, criaram e
estimularam o comércio.
Em
1842 a
vila ascendeu à categoria de cidade, com o nome definitivo de Curitiba, e em
1854 passou a ser a capital do Estado do Paraná.
A
partir do século XIX passou a ser um pouco européia, com as imigrações em massa
que mudaram o aspecto português da cidade. Os alemães chegaram em 1833,
seguidos por poloneses, italianos, ucranianos e orientais no final do século, o
que resultou numa alegre mistura que "fez a América" em Curitiba.
A
vinda destes imigrantes contribuiu para uma diversificação de interesses da
população tradicional, coincidindo com a criação e o início da aplicação da
tecnologia na agricultura, com a criação de ferrovias e rodovias, e também com
o surgimento de uma mentalidade sindical e cooperativista, exemplificada pelas
associações instituídas na época e suas "caixas de socorro". Também
na arquitetura houve uma mudança radical: basta andar pelas ruas e olhar as
igrejas de cúpulas bizantinas, as casas com lambrequins e outras construções
que são uma influência da imigração.
Através
de três grandes planos urbanos, pós-Província com Taulois, dos anos 40 com
Agache e Seret/IPPUC de 1965/1970, Curitiba promoveu quatro grandes transformações:
urbana, cultural, ambiental e econômica. Neste processo, organizou sua
estrutura viária, disciplinou a ocupação do solo, montou um sistema eficiente
de transporte coletivo, implantou um grande programa de proteção ao meio
ambiente e atingiu níveis invejáveis de qualidade de vida.
Geografia
Com
uma população de mais de 1 milhão e meio de habitantes consegue manter uma área
verde de 55m2 por habitante.
A
cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, está situada na Região Sul do
Brasil: latitude 25º25'48'' Sul e Longitude 49º16'15" Oeste. Ocupa uma
área de 432,14 km2 . A altitude média é de 934,6m acima do nível do mar. Seu
clima é temperado, e com temperaturas médias de 21ºC, no verão, e de 13ºC, no
inverno.
Origem
Curitiba
deve seu nome à prodigiosa quantidade de araucárias (pinheiro do Paraná) que
crescem em seus arredores. Em Língua indígena tupi-guarani
"curii-tyba" significa muito pinhão ou muito pinheiro. A cidade foi
fundada em 29 de março de 1693.
A maior parte de sua população de 1,5 milhão de
habitantes descende de imigrantes italianos, poloneses, alemães, ucranianos,
japoneses, sírios e libaneses.
Capital Ecológica
Com
26 grandes parques e bosques, centenas de praças e jardinetes, conta com o
maior parque urbano do Brasil, o Parque Regional do Iguaçu, com 8 milhões de
metros quadrados. Ostenta o índice de 52 metros quadrados
de área verde por habitante, que junto com programas de educação ambiental e
reciclagem do lixo, lhe deram o título de Capital Ecológica do Brasil.
Transporte Coletivo
Reconhecida
internacionalmente por soluções inovadoras, algumas premiadas pela ONU, a
circulação pela cidade é rápida e segura, garantida por um sistema trinário de
vias, com canaletas exclusivas para o transporte coletivo. Curitiba tem o mais
eficiente sistema de transporte coletivo do país, com os ônibus da linha
direta, os populares "ligeirinhos", as estações-tubo e os ônibus
biarticulados que transportam 270 passageiros.
Atualidade
Hoje
Curitiba é uma cidade moderna, com uma economia baseada na existência de
indústrias de transformação e beneficiamento, comércio, turismo e prestação de
serviços. É uma cidade que vem desenvolvendo projetos com objetivos de uma
maior e completa integração e humanização da mesma.