quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ARGENTINA DIFICULTA IMPORTAÇÃO DE CARROS BRASILEIROS



A
 Argentina apresentou ao governo brasileiro uma proposta de revisão do acordo de livre comércio no setor automotivo, previsto para entrar em vigor em julho de 2013. Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", publicada nesta quarta-feira (14), o documento foi considerado um retrocesso'.

Ainda segundo o jornal, o governo argentino já tinha manifestado vontade em revisar o acordo, Agora, técnicos do governo brasileiro estudam uma contraproposta para tentar barrar o ímpeto protecionista da Argentina.

As empresas brasileiras estão buscando no governo informações sobre a proposta e já admitem que o livre comércio terá de ser adiado. De acordo com o 'Estado', negociadores brasileiros já preveem uma dura batalha nos próximos meses.

O acordo de livre comércio vem sendo adiado a cada renovação, sob o argumento de que há um desequilíbrio comercial, com déficit para a Argentina.

NEGOCIAÇÕES COM O MÉXICO
Em razão do novo regime automotivo brasileiro, que traz aumento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados, o Brasil renegociou o acordo automotivo com o México. A Argentina tentou seguir os passos brasileiros, mas o governo mexicano não aceitou a renegociação e o acordo de cooperação econômica foi suspenso por três anos entre os dois países.