sexta-feira, 19 de outubro de 2012

61,9% DE RENOVAÇÃO NA CÂMARA DE MACEIÓ



O
s sobrenomes conhecidos da política maceioense vão permanecer imperando na Câmara de vereadores de Maceió. Mesmo com 61,9% da renovação na Casa Mário Guimarães, a partir de janeiro, terá 13 novos vereadores, dentre eles: Aparecida do Luiz Pedro (PRTB), esposa do atual vereador Cabo Luiz Pedro (PMN); Galba Novaes Neto (PMDB), filho do atual presidente da Câmara de Maceió, Galba Novaes (PRB); Dudu Ronalsa (PSDB), filho do vereador Carlos Ronalsa (PP); Chico Holanda (PP), filho do vereador Francisco Holanda; Antônio Hollanda (PMDB), pai do deputado estadual Dudu Hollanda (PSB) e que foi presidente da Câmara de Maceió na atual legislatura.

A lista de novatos ainda conta com o delegado Kelmann Vieira (PMDB), que teve o apoio explicito de sua esposa, a deputada Flávia Cavalcante (PMDB), além do sogro Cícero Cavalcante (PMDB). Para engrossar o coro das novidades, o ex-pugilista Eduardo Canuto (PV) está de volta a Câmara. Os vereadores eleitos que não são filhos de figurões, ou não estão retornando a Casa legislativa são os líderes comunitários Silvânio Barbosa (PSB), do bairro do Benedito Bentes e Simone Andrade (PTB), do Poço.

A Câmara de Vereadores de Maceió vai contar ainda com representantes da área da saúde e comunicação. Na comunicação a representatividade será realizada pelo apresentador Wilson Júnior (PDT), que obteve 8.568 votos e foi o único eleito pelo PDT.  O médico Cléber Costa (PT) vai se juntar a Fátima Santiago (PP) e será mais um da classe na Câmara.

Assim como em 2008, quando o advogado Ricardo Barbosa (PT), então do Psol, se elegeu vereador através da estrondosa votação da ex-senadora, o desconhecido Guilherme Soares com 3.265 votos conseguiu uma cadeira na Câmara.  A votação de Guilherme despertou a ira de partidários do Psol, que devem abrir um processo de investigação contra o futuro vereador. Quanto a Ricardo, ele saiu do Psol e se filiou ao PT, onde teve uma votação inexpressiva e ficou de fora.