Olívia Alonso, iG São Paulo
Declaração do IR começa em 1º de março. Pessoas
físicas com rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 precisam declarar.
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declaração de Imposto de Renda fica muito mais
fácil e rápida quando o contribuinte tem em mãos tudo o que vai precisar para
fazer o preenchimento dos formulários. Quem vem se organizando desde o início
do ano passado terá mais facilidade agora. Mas quem ainda não parou para pensar
no assunto deve começar agora a organizar seus documentos para preencher sua
declaração com tranquilidade.
“Os
informes de rendimentos já estão disponíveis. Quem ainda não guardou todos os
documentos referentes ao ano passado pode aproveitar agora para se organizar,”
diz Eliana Lopes, especialista em IR da H&R Block. O ideal é começar o
quanto antes. Para a tarefa ficar mais suave, o iG elaborou um passo-a-passo
com a ajuda de Eliana e de Juliana Fernandes, especialista em Imposto de Renda
da MG Contécnica.
1) CONSIGA A
CÓPIA DA DECLARAÇÃO DO ANO ANTERIOR
Com
o documento do ano anterior fica mais fácil identificar o que mudou de um ano
para outro. Assim, o contribuinte consegue sequência ao que já foi declarado.
Além
disso, a declaração de 2011 pode servir como um check list para a organização
de todos os documentos que serão necessários para o preenchimento do formulário
neste ano. “Isso ajuda muito, principalmente na parte de declaração de bens. A
declaração do ano anterior pode ajudar o contribuinte a lembrar do que comprou
e vendeu durante o ano.” diz Eliana.
Quem
não guardou a cópia quando fez a declaração, no ano passado, mas possui o
certificado digital pode pegar o documento na internet. Também é possível
conseguir, no site da Receita, com o número do CPF, do recibo de entrega da
declaração, a data de nascimento e o título de eleitor.
Há
ainda a opção de pedir uma cópia física para a Receita Federal, indo até a
unidade mais próxima. Será preciso preencher um requerimento e pagar uma taxa
de R$ 10, diz Juliana. Cerca de dez dias depois o documento estará pronto e o
contribuinte terá que voltar ao mesmo endereço para retirá-lo.
2) REUNA OS
DOCUMENTOS E COMPROVANTES DE AQUISIÇÕES DE BENS REALIZADAS DURANTE O ANO
Se
comprou um carro, por exemplo, o contribuinte precisará da nota para preencher
as datas e valores exatos na declaração. Se financiou um apartamento, serão
necessários também os dados do financiamento, como os valores das parcelas e as
datas.
Também
é preciso ter em mãos as informações referentes à compra e vendas de ações.
Quem não fez o acompanhamento e anotou tudo durante todo o ano deve ir atrás da
corretora para pedir a chamada “nota de corretagem”. Com esse documento é
possível ver as despesas que são apropriadas ao custo da aquisição das ações.
“É preciso acionar a corretora e pedir o documento o quanto antes. Já vi casos
em que o contribuinte conseguir rápido, mas outras situações em que demorou
meses,” afirma Eliana.
Juliana
lembra que os roubos de carros também devem ser declarados. Ainda que a
indenização do seguro seja isenta do imposto, é preciso oficializar o ocorrido.
Se não possui um comprovante da indenização, o contribuinte deve ligar na
seguradora o quanto antes para solicitar.
Veja
como se organizar durante o ano todo para ficar mais fácil no início do ano
seguinte
3) SEPARE OS
DOCUMENTOS REFERENTES ÀS DESPESAS FEITAS DURANTE 2011 QUE POSSAM SER
APROVEITADAS PARA A DEDUÇÃO DO IMPOSTO
Quem
já guardou recibos de dentistas, médicos e cursos, por exemplo, deve reunir
tudo em uma pasta. Quem ainda não fez isso pode tentar puxar pela memória os
eventos podem entrar na declaração. Para ajudar, vale olhar os compromissos que
foram anotados em agendas do ano passado.
“O
contribuinte não pode colocar nenhuma despesa sem comprovar, então é bom
conseguir todos os documentos. Nos casos de escolas, valem cursos de faculdade
ou pós-graduação, tanto do titular como de dependentes,” lembra Eliana.
Não
é bom esperar muito para providenciar os documentos que ainda não tem, pois
pode ser que o contribuinte não consiga a tempo, alerta Juliana. Muitas vezes
os prestadores de serviços, como os médicos, não armazenam o documento de uma
maneira fácil de providenciar.
Ainda
no caso da despesa médica, Eliana esclarece que o valor que foi reembolsado
pela empresa não pode ser deduzido do imposto de renda, apenas o percentual
pago pelo contribuinte. Juliana acrescenta que desde o não passado a Receita
Federal consegue cruzar as declarações dos pacientes com as dos médicos. Assim,
a exatidão é ainda mais imprescindível. “Também por isso, é preciso também ter
os comprovantes destes pagamentos,” afirma.
4) FIQUE
ATENTO AOS DOCUMENTOS QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS EM JANEIRO E FEVEREIRO, COMO OS
INFORMES DE RENDIMENTOS DAS EMPRESAS E DOS BANCOS
A
partir deste ano, as instituições bancárias não precisam mais enviar os
documentos por correio. Assim, o contribuinte deve ficar atento ao seu e-mail e
ao internet banking. No caso das empresas, o documento deve estar disponível
até o final de fevereiro, mas muitas já começam a enviar aos funcionários em
janeiro.
A
última recomendação das especialistas é que o contribuinte não deixe para
reunir os documentos na última hora, pois corre o risco de não conseguir todos.
Além disso, quanto antes se organizar, mais cedo poderá fazer a declaração. Se
tiver direito à restituição, maiores serão as chances de ser um dos primeiros a
recebê-la.