quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SACOLAS PLÁSTICAS


Teresinha de Macêdo
Blog Sustentabilidade

A
s famosas sacolas plásticas já geraram muita polêmica. E, há até quem não consiga viver sem elas.  Para se ter uma idéia: só no Brasil, anualmente, são distribuídas em torno de 12 milhões; um consumo médio de 66 sacolinhas por pessoa, ao mês. Entretanto, faz-se necessário refletir sobre o “estrago” que essas provocam ao meio-ambiente, ao serem utilizadas e descartadas, inadequadamente. Essas sacolas levam séculos para se decompor, considerando, também, que a sua matéria prima derivada do petróleo é um recurso não renovável.

Em um momento de mudança de comportamento e consumo consciente a alternativa é a incorporação de novas práticas e atitudes.  A ordem é buscar soluções sustentáveis; a principal alternativa são as Sacolas Retornáveis que, mesmo não tendo, ainda, uma grande adesão pelos consumidores já estão conquistando espaço nas suas residências. Além disso, percebe-se que há um esforço de alguns estabelecimentos comerciais em chamar a atenção dos seus clientes para uma nova forma de utilizar, conscientemente, as sacolas tradicionais. Observa-se, também, que alguns supermercados desenvolvem campanhas internas com o intuito de sensibilizar os consumidores para a substituição alternativa das sacolinhas plásticas pelas retornáveis ou até mesmo por caixas. Outros põem a venda novos modelos ou até mesmo dão pequenos descontos aos clientes que não utilizarem as famosas tradicionais.

E que tal os carrinhos de feira?!

O importante é criar hábito focado na educação sustentada para um consumo responsável, visando não só o lado econômico, mas, a preservação ambiental.