sexta-feira, 9 de novembro de 2012

STJD CONFIRMA DERROTA DO PALMEIRAS NO JOGO DO GOL DE MÃO

Árbitro Francisco Carlos Nascimento
Adriano Wilkson
Do UOL, em São Paulo

“É uma sensação de alívio muito grande. Nesses últimos doze dias, vivi um sentimento que não desejo a ninguém. Você ouve um monte de gente te acusar de ter feito uma coisa certa, criticar o seu trabalho, e não pode responder. É uma angústia enorme. Graças a Deus acabou.”

A
s costas do árbitro Francisco Carlos Nascimento estão algumas toneladas mais aliviadas desde o final da manhã desta quinta-feira (08), quando o Superior Tribunal de Justiça Desportiva concluiu por unanimidade que ele não desrespeitou uma das regras mais elementares do futebol.

O tribunal resolveu manter o resultado do jogo entre Internacional e Palmeiras de dois sábados atrás, que havia sofrido um pedido de impugnação pelo clube paulista. Os auditores acreditaram na versão da equipe de arbitragem de que não houve interferência externa na anulação do gol de Hernán Barcos.

Na primeira entrevista após ser absolvido de qualquer culpa, o juiz alagoano afirmou ao UOL Esporte se sentir vítima de um processo de transferência de responsabilidade. “Isso tudo só aconteceu porque o Palmeiras está em situação delicada no Brasileiro. Mas os próprios dirigentes sabiam que dificilmente daria em alguma coisa.”

Apesar de ter negado o auxílio de imagens de TV na partida em questão, Nascimento se disse a favor do uso da tecnologia para melhorar o esporte. “Se tivéssemos tecnologia no futebol, essa polêmica toda não teria ocorrido.”

SENTIMENTO APÓS O JULGAMENTO
É uma sensação de alivio muito grande. O tribunal tomou a decisão correta, ficou claro, tanto que tivemos uma unanimidade. Provamos que, tanto eu como minha equipe, falamos a verdade desde o início. O tribunal só formalizou o que havíamos falado anteriormente.

SENTIMENTO ANTES DO JULGAMENTO
É um sentimento que você não deseja pra ninguém. Depois do jogo, fiquei revendo os lances, os comentários da imprensa, da torcida, todos falando sobre o seu trabalho, alguns te criticando por uma decisão acertada, e você não pode falar nada. Você fica angustiado, você quer falar a verdade, mas tem que ficar calado. Eu agradeço aos amigos, à minha família e à comissão de arbitragem da CBF, que nos deu total apoio.

ATUAÇÃO DO PALMEIRAS NO CASO
Alguns dirigentes tentam transferir a responsabilidade para a arbitragem. O clube está numa situação difícil e querem transferir a responsabilidade. Acontece isso toda hora. Esses dirigentes formam opinião e o torcedor entra na onda. Se o clube estivesse numa situação melhor na tabela, não teria acontecido. Mas a justiça foi feita.

Não vi ninguém da diretoria do Palmeiras criticar o homem Francisco Carlos. Não acredito que vá haver retaliação da parte deles.

TEMEU QUE A CARREIRA FICASSE MARCADA PARA SEMPRE?
Você fica preocupado. Vai a um julgamento e não sabe o que poderá acontecer. Eu e minha equipe estávamos todos corretos, não houve interferência externa. Mas ficamos preocupados. Se fosse de outra forma, não pegaria bem pra arbitragem.

TECNOLOGIA NO FUTEBOL
Se houvesse uso de tecnologia hoje, não haveria essa polêmica toda. O que vier pra melhorar a arbitragem, eu vou ser a favor. Acho que todos os árbitros vão ser.