terça-feira, 8 de maio de 2012

ALAGOAS COMEMORA O TRICENTENÁRIO DA JUSTIÇA ESTADUAL



A
 abertura das comemorações do Tricentenário da Justiça em Alagoas reuniu, no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na manhã da segunda-feira (7), autoridades e representantes de inúmeras instituições públicas. A presença dos chefes dos três poderes e adesão maciça da comunidade jurídica e acadêmica reforçaram a importância do Poder Judiciário na construção da identidade do estado ao longo de séculos.

A solenidade marca o início de um calendário de atividades dedicadas ao tricentenário da Justiça durante todo o ano de 2012, incluindo palestras, apresentações artísticas, concursos literários e fotográficos, atividades esportivas e lançamento de um livro-álbum com registros e fotografias históricas.

O evento teve início com descerramento de placa comemorativa dos 300 anos, no hall principal da Corte de Justiça, contendo mensagem do presidente do TJ/AL, desembargador Sebastião Costa Filho. “Nos 300 anos seguintes preservamos em tudo o desejo de acertar, a necessidade de corrigir e o empenho de melhorar. Hoje com a consciência da suprema responsabilidade desses momentos continuamos buscando a perfeição dos instrumentos com profundas inclinações de nosso espírito para as brilhantes asas do Direito. Essa tem sido a tradição de cultura jurídica que admiravelmente se reflete na história da Justiça de Alagoas”.

Em seguida, autoridades, magistrados, servidores e estudantes de Direito se dirigiram ao plenário da Corte estadual para os pronunciamentos oficiais e lançamento de selo postal personalizado. A estampa que homenageia o tricentenário possui elementos que refletem a relação entre a história do Judiciário e o estado de Alagoas. Do lado direito, a identidade visual dos 300 Anos com símbolos como a cruz e a base, utilizadas na identidade visual, remetem às varas e unidades judiciárias, o círculo reforça a ideia de unidade. Completando o selo, do lado esquerdo, o mapa do Brasil, preenchido por ipês amarelos – considerada a árvore símbolo do país - e a bandeira nacional.

“A ocasião nos fornece bem-vindo pretexto para reavivar a memória judiciária de Alagoas e nela reconheceremos os sinais do hoje do amanhã, afluentes em uma construção contínua que dá significado ao próprio tempo. Ao narrar essa trajetória, é preciso que se diga que, não importa quão tolhida a sua independência, o Poder Judiciário se curvou a nenhuma das tentativas de adestramento”, disse o presidente do TJ/AL, Sebastião Costa Filho, em seu discurso.

Para o diretor regional dos Correios em Alagoas Luiz Carlos Bastos, o lançamento do selo tem grande importância histórica para o estado. “Sabemos da importância e da história de tradição do Judiciário, além da contribuição para promoção da igualdade e da Justiça em Alagoas”, pontuou Bastos, que lembrou as transformações históricas das duas instituições - Judiciário e Correios: “A imagem vai ecoar em todos os Tribunais de Justiça do país e órgãos de Alagoas, transmitindo união, confiabilidade e respeito, que foram construídos durante todos esses anos, pelo Judiciário e Correios”, completou.

Com Informações do DICOM/TJ