terça-feira, 9 de novembro de 2010

PENEDO - ALAGOAS

PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL

Localizada no extremo sul de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, a cidade de Penedo é uma das mais bonitas e antigas cidades históricas brasileiras e impressiona seus visitantes pelo seu rico patrimônio histórico-cultural. Suas igrejas, conventos e palacetes do século XVII  e XVIII proporcionam uma verdadeira viagem ao passado do Brasil Colonial.

Vista aérea do centro histórico
Erguendo-se imponente sobre um rochedo às margens do rio São Francisco, a cidade de Penedo é um relicário vivo, que conserva um patrimônio artístico-cultural de grande valor, tendo sido palco de acontecimentos importantes do Brasil Colonial. As marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser constatadas na arquitetura barroca de conventos e igrejas.
Distante a 157 km de Maceió, pela Rodovia AL 101-Sul, Penedo atualmente conta com uma população urbana de aproximadamente 45 mil habitantes.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE PENEDO

Igreja N. S. das Correntes
Praça 12 de Abril, s/n. Fechada p/ reforma. A mais bela do Brasil, segundo Germain Bazin, diretor do Museu do Louvre, de Paris. A fachada é barroca e o frontão é da "escola pernambucana", com três janelas e uma porta. A nave é decorada de azulejos portugueses com motivos marianos e piso de mosaico inglês. No forro, pintura ilusionista do Sagrado Coração de Jesus. A construção começou em 1720 como capela privativa da família Lemos. No movimento abolicionista, os escravos usaram a igreja como refúgio - à esquerda do altar, veja a passagem secreta onde eles ficavam até receber uma carta de alforria falsificada e, assim, fugir para Palmares.

Igreja N. S. dos Anjos e Convento S. Francisco
Praça Rui Barbosa, s/n. Obra executada a partir de 1660 sobre as ruínas do forte de Nassau. A igreja é barroca. Pinturas em ouro nos altares e na coroa portuguesa que encima a nave principal. O púlpito é decorado com pátina dourada e concha de jacarandá. Os dois altares laterais têm estilo rococó. O convento também é barroco e guarda a belíssima escultura "Senhor Glorioso".


Catedral de N. S. do Rosário


Praça Br. de Penedo, s/n. Iniciada no final do século 17 e sucessivamente reformada. Apresenta duas torres simétricas separadas por um frontão decorado por três vitrais franceses. No interior, arcos romanos, nichos greco-romanos e a capela do Santíssimo Sacramento com a tela "Cristo na Ceia Larga", do artista local Aurélio Phídias.

Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos
Os trabalhos de construção foram iniciados em 1758, parecendo ter sido concluída em 1770, data escrita no pórtico. As torres são do século XIX. A fachada é ornada de decorações esculpidas em pedra calcária da região. Existe, nesta Igreja, um conjunto de imagens representando os passos, como também a imagem mais antiga da cidade denominada Ecce Homo. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Oratório da Forca  

Praça Barão de Penedo, s/n. Construção colonial de 1769 destinada às orações dos escravos condenados à morte que rezavam à espera da chegada do carrasco.

Paço Imperial


 Praça Rui Barbosa. Sobrado que hospedou o Imperador D. Pedro II em sua visita a Penedo em 1859.

Mirante da Rocheira

Rua da Rocheira. Antigo porto da cidade. Daqui se vê, na outra margem do rio, a cidade de Santana de São Francisco (Sergipe).

Casa de Penedo r. João Pessoa, 126. Ter-dom 8h-18h. Museu que revela a história da cidade e da vida do Barão de Penedo (1815-1906), diplomata no Império e na República.

Teatro Sete de Setembro
Inaugurado em 1884. Propriedade da Imperial Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, cujo título de Imperial foi concedido pelo Imperador D. Pedro II. Foi o primeiro teatro construído em Alagoas.