segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SOCOCO RECEBE PREMIO DA REVISTA GLOBO RURAL



A
 Revista Globo Rural premiou na categoria “Alimentos Básicos” a empresa alagoana SOCOCO como a melhor na categoria que inclui os gigantes do grande público.

Na quarta-feira (04), o empresário alagoano Emerson Tenório, diretor presidente da SOCOCO, recebeu no Hotel Unique, em São Paulo, a premiação do Melhores do Agronegócio, que escolheu a SOCOCO, a melhor empresa na categoria “Alimentos Básicos”.

“Valeu trabalhar, valeu inovar, valeu tudo. Só tenho a agradecer e dedico este premio aos meus 4004 trabalhadores. Eles são a razão disto”, foi com essas palavras que Emerson Tenório, diretor-presidente da Sococo, empresa que foi escolhida como a melhor entre as 30 premiadas na 8ª edição do Melhores do Agronegócio. Fundada em Maceió, em 1966, a Sococo já nasceu buscando ampliar os horizontes e modernizando a própria concepção da indústria do coco. Em meados da década de 70 a empresa contratou uma conceituada empresa internacional de pesquisa sobre palmáceas para estudar qual região, em todo Brasil, mais se adequaria à cultura do coco. Como resultado, foi implantada a Fazenda Sococo no município paraense de Moju, a 110 km de Belém do Pará (PA), na área identificada como a mais apropriada em suas condições edafoclimáticas para a cultura do coco.

A iniciativa se mostrou acertada. Com o êxito da produção paraense da Fazenda Sococo, em 1987, a empresa investiu na construção de uma unidade industrial no Pará, implantada no município de Ananindeua, Grande Belém, onde também foram construídas duas novas fábricas, uma para envasamento de água de coco (a maior do Brasil) e outra dedicada a fibras e substrato vegetal. Atualmente a Sococo envasa 57% da água de coco disponível no mercado brasileiro, tendo somando em 2011 o envase de 37 milhões de litros de água de coco. “Nossa previsão para este ano é de 39 milhões de litros”, diz Emerson Tenório, diretor-presidente da Sococo.

Além de manter a liderança no mercado interno a empresa também pretende ampliar sua capacidade de exportação. “Estamos investindo na expansão da área plantada para este fim e nosso planejamento prevê alcançarmos em 2015/2016 a marca de 70 milhões de litros de água de coco envasada, o que dará amplas condições de participarmos do mercado internacional sem desabastecer as gôndolas brasileiras”, diz Tenório.

A Sococo possui produção própria e mantém cerca de 1,45 milhão de coqueiros, sendo 1 milhão da variedade híbrida e 450 mil plantas da variedade anã. Em 2011 a empresa colheu 98 milhões de cocos. “Para este ano nossa meta é 104 milhões de frutos”, estima Tenório. O cultivo de variedades híbridas visa elevar a produtividade. Atualmente a empresa tem uma das maiores produtividades do mundo e colhe 123 frutos por árvore ao ano, indicador bastante superior à média nacional, de 30 frutos por árvore e também superior aos 55 frutos por árvore colhidos nas Filipinas, maior produtor mundial de coco.  No caso do segmento de coco ralado, a Sococo responde por 52% das vendas nacionais de 27 mil toneladas por ano. “É um setor que cresce 5% ao ano e que ainda sofre com a entrada de produto de baixa qualidade no Brasil, mas vemos que governo se esforça para mudar essa discrepância”, diz.