Lívia
Torres*
V
|
ocê
já parou pra pensar do que o bom humor é capaz? Além de fazer bem pra pele, pro
espírito, faz bem também pra saúde. Só para se ter uma idéia, com um riso, o
hormônio do estresse, que é produzido pelas glândulas suprarenais, são
reduzidos; as lágrimas passam a ter mais imunoglobulinas, um anticorpo de
defesa contra algumas infecções oculares; se reduz a tensão muscular, além de
se ativar a produção de endorfinas.
Mas,
o que o bom humor tem a ver com o seu trabalho? A resposta parece simples: uma
pessoa feliz trabalha melhor e, consequentemente, produz mais. Além disso, o
bom humor favorece um melhor relacionamento entre as pessoas e,
particularmente, colabora para um ambiente de trabalho mais agradável. O bom
humor ainda atrai as pessoas e ajuda a criar e fortalecer relacionamentos, isso
tudo sem enfraquecer sua imagem, se você souber usá-lo na dose certa, é claro.
Ser
simpático e dispor sempre de um sorriso pode ser muito útil em situações
embaraçosas, gafes ou até naquelas tentativas de “puxadas de tapete” por parte
de algum colega. Mostra que você tem equilíbrio e, antes de tudo, confia no seu
trabalho. Uma pessoa motivada e autoconfiante não tem medo de rir de si mesma,
muito menos se intimida em uma situação constrangedora. Dispõe sempre do bom
humor e da simpatia para reverter situações desfavoráveis.
Mas,
tudo deve ser na dose certa. Achar graça de tudo, rir por nada toda hora, fazer
mil piadas sempre pode sim comprometer sua imagem, e você passar a ser visto
como “o bobo da corte”. Será chamado sempre para contar piadas, animar o
pessoal, mas pode ser deixado de lado em reuniões importantes, ou seja, suas
qualidades profissionais podem ficar em segundo plano comparadas ao seu imenso
sucesso em ser o palhaço da turma. No ambiente profissional, devemos ter tato
para saber a hora certa de contar uma piada para descontrair ou se portar de
modo mais sério.
Se
você é daqueles em que o bom humor passa longe, ao acordar, pense em tudo de
bom que há na sua vida: nos amigos que possui, na sua família, no seu emprego.
Pense que você é um privilegiado em poder ver, sentir, falar, ouvir. Pense que
a vida é uma benção, e que os problemas são muito pequenos se pensarmos em tudo
que a vida nos proporciona de bom e na alegria que é estar vivo. Leve a vida
leve e, assim, não haverá mau humor que resista. Pra ajudar no seu cultivo do
bom humor, vão aí umas dicas: durma bem, pratique uma atividade física e tenha
uma alimentação rica em nutrientes e fibras!
E
que, com isso, você tenha um bom trabalho!
*Lívia Torres. Colunista da RJNET. Formada em
Jornalismo pela PUC-RJ e pós-graduanda em Marketing Empresarial pela UFF. Já
trabalhou em organizações como a FIRJAN e hoje atua com Comunicação e
Marketing em uma empresa de grande influência no segmento de Tecnologia da
Informação.