quinta-feira, 9 de agosto de 2012

GOVERNO DE ALAGOAS CONFIRMA REESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES

Reunião entre Governo do Estado e TJ/AL

Teotônio Vilela discute questão com desembargador Malta Marques e juiz Fernando Tourinho.

O
 governador Teotônio Vilela Filho confirmou, em reunião com o desembargador José Carlos Malta Marques e com o juiz da 1ª Vara Criminal da Capital - Infância e Juventude, Fernando Tourinho, a completa reestruturação do Núcleo Estadual Sócio Educativo (Neas), onde estão internados dezenas de menores acusados de ter cometido atos inflacionais.

“O plano de recuperação formulado pela Secretaria da Paz será cumprido. Daremos plenas condições de ressocialização aos menores infratores, devolvendo-os recuperados à sociedade”, explicou o governador, em resposta aos questionamentos formulados pelo juiz da Vara da Infância, Fernando Tourinho.

Ao governador, o juiz ratificou a importância de investimentos para capacitação dos menores infratores internados nas unidades de ressocialização situadas em Maceió. “Se receberem a devida atenção, excelência, podem ser recuperados e devolvidos à sociedade”, observou Fernando Tourinho.

Em razão das observações e demandas apresentadas pelo magistrado, que, meses atrás, determinou bloqueio de recursos estaduais para investimento nas unidades de ressocialização, o governador ratificou a “otimização de recursos, mas sem prejuízos” ao processo de recuperação dos adolescentes infratores.

Durante o encontro, conduzido pelo desembargador Malta Marques, o governador confirmou a construção de nova unidade para recepção de 90 menores infratores. A obra deve ser tocada com apoio financeiro federal. As demais unidades também serão readequadas pelo Governo do Estado.

“Se forem assistidos, esses seres humanos voltarão à sociedade em melhores condições”, completou Fernando Tourinho. O secretário estadual da Paz, Jardel Aderico, também defendeu adequação de rotinas internas das unidades. “A idéia é que o ambiente favoreça sempre o processo educativo destes jovens”.

O secretário estadual do Gabinete Civil, Álvaro Machado, o procurador geral do Estado, Marcelo Teixeira, o defensor público geral, Daniel Alcoforado, representantes do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e da Secretaria Municipal de Assistência Social também participaram da discussão, convocada pelo presidente do TJ, Sebastião Costa Filho.