sábado, 2 de junho de 2012

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DE ALAGOAS REALIZA ENCONTRO EM UNIÃO DOS PALMARES



A
 Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas realizou na manhã e tarde de ontem (sexta-feira, 1º), mais uma etapa do PROGRAMA INTERAGIR com a participação de 16 juízes da região Zona da Mata alagoana, serventuários de várias comarcas e entidades parceiras do judiciário alagoano.

Os trabalhos foram presididos pelo Desembargador James Magalhães de Medeiros, Corregedor Geral da Justiça, que destacou a importância da reunião que também trouxe para os serventuários interioranos temas bastante ilustrados de informações e inovações.

As palestras foram iniciadas pelo Advogado da ANOREG, João Araujo, com o tema “INCRA, SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS, ANOREG E ARPEN E AS INSTITUIÇÕES DE APOIO ÀS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS E A MAGISTRATURA”.

O Dr. Clovis Gama da Silva chefe do setor de Estatística da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário dirigiu aos Magistrados e Serventuários palestra sobre o setor que pertence.

Coube ao Juiz Auxiliar da Corregedoria da Justiça, Juiz Jamil Amil A. Albuquerque falar sobre o tema “Metas de Nivelamento da Corregedoria Nacional de Justiça e apresentação da complementação do Planejamento Estratégico da CGJ”.

O Dr. Túlio Medeiros explicou detalhadamente os aspectos da Tecnologia e Informação da CGJ.

O Dr. Carlos Aley em substituição ao Presidente do Colégio Nacional de Presidentes de Conselhos Deliberativos e programas de Proteção a Vitimas e Testemunhas Ameaçadas (PROVITA), fez uma explanação detalhada do programa.

Em seguida usou a palavra o Dr. Danilo Acioli que comentou com riqueza de detalhes sobre as Turmas de Uniformização dos JECC’S no âmbito estadual.

Finalizou o ciclo de palestras a Dra. Moacyra Verônica Cavalcante explicando a importância da instituição e sobre os Métodos Consensuais de Solução e Conflitos – NJUS-AL.

A direção do Sistema Penitenciário de Alagoas fez uma demonstração do sistema de tornozeleiras eletrônicas, utilizado em presos da Justiça. O sistema possibilita o acompanhamento on-line do preso diuturnamente, em qualquer lugar do planeta.

O Juiz das Execuções Penais da Capital, Dr. José Braga Neto, fez uma explanação aos magistrados da região, sobre o sistema prisional na Capital, informado os problemas de super lotação que ocorre atualmente no Sistema Prisional, pedindo celeridade no tramite dos processos com réus presos.

O encontro foi encerrado por volta das 13h30min, com os participantes do Programa Interagir explanando suas opiniões e reivindicações para melhorar o atendimento jurisdicional nas comarcas da região.