quinta-feira, 1 de novembro de 2012

EM MACEIÓ, POPULAÇÃO AGENDA MAIS DE 1,6 MILHÃO DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS



P
ara possibilitar a acessibilidade dos usuários aos serviços do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió vem consolidando e promovendo melhorias no seu sistema de agendamento de exames e consultas realizadas pelas unidades de saúde da capital alagoana junto ao Complexo Regulador da Assistência (CORA) com o objetivo de aumentar a oferta de procedimentos por prestador e reduzir o tempo de espera dos usuários à procura de atendimento.

Com o intuito de facilitar o atendimento à demanda reprimida por procedimentos, o Cora, implementado há três anos, regula desde consultas especializadas e procedimentos de baixa complexidade – como exames de patologia clínica, raios-X e outros mais específicos como uma endoscopia – a serviços mais complexos, como tomografia e ressonância magnética.

Segundo dados fornecidos pela Direção do CORA, no período de janeiro a julho, foram marcados 1.633.521 consultas, exames e cirurgias através do Complexo, onde 1.166.327 foram confirmados pelos usuários, havendo 71,40% de comparecimento e ocorrendo 28,60% de evasão.

De acordo com o ranking do registro de marcação de procedimentos do Complexo Regulador, dos procedimentos agendados para todo o Estado em julho último, a saúde da Capital se destaca com as primeiras colocações ocupando primeiro, quarto e quinto lugares com o PAM Salgadinho, o Cora e o PAM Bebedouro, respectivamente.

Em Maceió, o agendamento de consultas e exames por meio do CORA é feito diretamente pelas unidades de saúde do município, ou mesmo na sede do Complexo, onde também são autorizadas e marcadas cirurgias eletivas. Os demais 101 municípios de Alagoas utilizam a internet para fazer o agendamento. Na capital, aproximadamente 94% dos postos fazem o agendamento dessa forma, as demais o fazem por meio de videofone.