sexta-feira, 25 de maio de 2012

REDUÇÃO DE IPI INCENTIVA, MAS EVITE COMPRAR POR IMPULSO



O
 conjunto de medidas anunciado na última segunda-feira (21) pela equipe econômica do governo inclui desonerações tributárias - redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF) - queda de juros para diversas linhas do BNDES, além da redução do compulsório para que os bancos possam aumentar a oferta de crédito na compra de veículos. Diante das novas facilidades para se comprar um automóvel, o consumidor precisa ter cuidado ao financiar carro novo.

É preciso evitar comprar por impulso. Com a redução do IPI, propagandas vão tentar convencer o consumidor a correr antes que acabe. Mas, é preciso cautela. Nunca se pode deixar de pesquisar e analisar as ofertas do mercado: condições de pagamento e de entrega, descontos e promoções, taxa de juros e acessórios.

Se for preciso financiar, o consumidor precisa ficar atento: não basta que a parcela caiba no bolso. Carro não é investimento, mas um gasto. Tenha em mente que, além do financiamento, o comprador terá de arcar com: combustível, revisões, manutenção preventiva, seguro, IPVA, seguro obrigatório e licenciamento, além das dívidas do dia a dia, como conta de luz, água e IPTU.

Se estiver convicto de que é o momento de adquirir um carro zero, prefira comprar à vista. Se esta possibilidade não passa de um sonho, recomenda-se dar uma entrada no financiamento - algo em torno a 20% ou 30% do valor total do carro. Se puder dar mais, melhor.

Outra dica é financiar com o menor número de parcelas possível. Assim, se pagará menos juros. Ao optar por financiar o carro novo, fique atento. O contrato deve ser lido com cuidado e, em caso de dúvida, o vendedor deve ser questionado. Os Procons de cada cidade também poderão ajudar.