Internet Móvel 3G - Convergência Digital
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brasileiros são os consumidores que mais usam dispositivos móveis - PC,
smartphone ou laptop - para ver TV na América Latina, alcançando um índice de
34%. Na Argentina, o percentual é de 25%, e, no México, 19%. O valor global
para esse hábito é de 37%, revela a terceira edição do Barômetro de Engajamento
de Mídia, estudo global conduzido pela Motorola Mobility com 9 mil consumidores
em 16 mercados, divulgado nesta segunda-feira, 13/02.
O
estudo visa identificar os hábitos de consumo de vídeo dos telespectadores e
dar uma compreensão dos tipos de serviços disponíveis aos consumidores e suas
respectivas preferências. Os entrevistados são de: Argentina, Austrália,
Brasil, China, França, Alemanha, Japão, México, Rússia, Cingapura, Coréia do
Sul, Suécia, Turquia, Emirados Árabes, Reino Unido e EUA.
O
resultado mostra os grandes temas que estão redefinindo o ecossistema
residencial e a experiência de entretenimento do consumidor, como o aumento da
procura por TV móvel, TV social, serviços de casa conectada (automação
residencial) e serviços em nuvem personalizados.
Os
números ainda demonstram uma alta demanda para o crescimento da TV social no
País, que é um grande nicho de oportunidades, tanto para as operadoras quanto
para seus anunciantes. O estudo reforça a questão de que as redes sociais
mudaram a experiência de ver televisão.
Segundo
ainda o levantamento, os brasileiros gastam seis horas por dia em redes
sociais, número semelhante à média global e de outros países da América Latina.
Desses, 43% já usaram as mídias sociais para recomendar um programa a outra
pessoa e 82% responderam que usaram a TV social em 2011, o que demonstra um
aumento de 18%, na comparação com 2010. Além disso, 76% preferem usar as TVs
sociais para comentar um programa.
Comparado
com a Argentina, por exemplo, onde 25% dos entrevistados usam um dispositivo
móvel para assistir TV, o País é considerado o de mais alto potencial para esse
mercado na região. No Brasil, os laptops ainda são o meio mais utilizado para
assistir TV, entre os equipamentos móveis citados na pesquisa, com quase 60%
dos entrevistados. Porém, os smartphones estão gradativamente ganhando adeptos
e já ocupam a segunda posição entre os mais acessados no País para assistir a
seus programas preferidos de forma remota.
Ainda
com foco nas novas demandas de sistemas televisivos, a pesquisa também explorou
a questão da automação residencial, mercado que está em constante crescimento e
que cada vez mais é conhecido pelos consumidores. O estudo mostrou que 78% dos
entrevistados brasileiros estavam interessados nesse tema, acima da média
mundial (66%). Mas 37% disseram que precisariam ser convencidos do valor de um
serviço antes de pagar por ele. No Brasil, a preocupação é quando o assunto é
pagar a mais por algo. A pesquisa indica que a popularização desses serviços é
necessária para que o consumidor os encare como desejo de consumo.
A
pesquisa da Motorola ainda mostra que os serviços de nuvem também começaram a
se popularizar mais entre os consumidores, em evidência principalmente no
mercado de dispositivos móveis. Pesquisas de mercado projetam que as receitas
desse mercado alcançarão US$ 6,5 bilhões até 2016.
De
acordo com o relatório, no Brasil, 75% dos consumidores têm interesse em um
serviço que permita acesso aos seus dados pessoais (tais como vídeos, fotos e
outras informações) em qualquer dispositivo, de qualquer lugar. Esse
crescimento, ainda segundo a pesquisa da Motorola, será impulsionado por
serviços de vídeo e música. Do total, 64% tiveram de apagar os dados antigos de
seus aparelhos, porque estavam fora do espaço de armazenamento.