segunda-feira, 9 de julho de 2012

QUEM AMA ALAGOAS CONSTRÓI A PAZ



O
 número de homicídios caiu pela metade em Maceió após dez dias do lançamento do PROGRAMA BRASIL MAIS SEGURO – ALAGOAS. A informação tem por base os relatórios diários da Delegacia de Homicídios, um dos principais instrumentos de repressão a esse tipo de crime na capital. De acordo com os levantamentos, desde o dia 27 de junho, quando o programa foi lançado pelos governos estadual e federal, foram registradas onze ocorrências de homicídios – com 13 vítimas, pois em dois casos houve duplo-assassinato.  A redução de 50% de vítimas de assassinato em Maceió é calculada em relação aos crimes acontecidos no ano passado. E a perspectiva é de que haja uma queda ainda maior nos próximos dias. “Estamos há três dias sem a ocorrência de qualquer caso de assassinato na capital”, informou na manhã da sexta-feira (06) o delegado Gilson Rego, que coordena os trabalhos da Delegacia de Homicídios. Atualmente, além dele, mais onze delegados trabalham com o objetivo de dar agilidade às investigações dos casos registrados. Ao todo, são quatro delegados da Polícia Civil de Alagoas e mais oito da Força Nacional Judiciária, deslocados para a unidade policial, contando com a ajuda de mais de 60 policiais – escrivães e agentes. A delegacia funciona em plantão permanente, 24 horas, na Rua Joaquim Távora, antiga Rua da Alegria, no Centro de Maceió, para atender aos casos.

BRASIL MAIS SEGURO
Com a participação do governador Teotônio Vilela e da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o Gabinete de Gestão Integrada Estadual realizou na sexta-feira, 06, a primeira reunião de avaliação do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas. O programa foi lançado na semana passada com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no Estado, por meio de ações qualificadas de prevenção e repressão. O governador Teotônio Vilela destacou o empenho de todas as instituições que compõe o GGI e ressaltou a importância da disposição de todos os gestores para a elaboração das estratégias de combate aos crimes violentos em Alagoas. “Estou cada vez mais motivado e mais confiante de que estamos no caminho certo. Agradeço, em nome dos alagoanos, pelo esforço extraordinário que todos estão fazendo para poupar vidas de cidadãos alagoanos”, disse Teotônio.

Ao apresentar dados estatísticos sobre a criminalidade, o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, confirmou a redução das ocorrências com mortes em todo o Estado. Segundo ele, o índice de Crime Violento Letal Intencional em Maceió e Arapiraca teve, no primeiro semestre deste ano, uma média de 6,53 ocorrências/dia, contra 6,65 em relação ao mesmo período de 2011.

Na reunião, a secretária Nacional Regina Miki, Regina Miki, garantiu enviar mais delegados da Força Nacional da Polícia Judiciária para auxiliar na resolução de inquéritos pendentes, bem como uma equipe de pessoal da área administrativa, a fim de agilizar os trabalhos na Perícia Oficial. Ainda foi anunciado o início do patrulhamento aéreo também em outras cidades do interior em apoio às operações policiais realizadas por terra. Com a contratação de um caminhão tanque, um helicóptero ficará fixado na base de Arapiraca.

MAIS DELEGADOS
A equipe da Força Nacional de Polícia Judiciária deve ganhar um reforço de delegados em Alagoas nos próximos dias. A afirmação foi feita pela secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, na sexta-feira, durante reunião no Palácio República dos Palmares.

O aumento no efetivo faz parte das ações do PROGRAMA BRASIL MAIS SEGURO – ALAGOAS, um trabalho conjunto dos governos estadual e federal para reduzir a criminalidade. Segundo Regina Miki, além de delegados, deve ser enviada para Alagoas pessoal administrativo, todos para atuar junto à Delegacia de Homicídios. “Também estaremos mandando equipamentos, como computadores e impressoras, tudo para que os inquéritos e investigações ganhem mais celeridade”, garantiu a secretária nacional.

Desde que mudou para o formato com vários delegados, há oito dias, a Delegacia de Homicídios já conseguiu esclarecer 12 assassinatos ocorridos em Maceió. O reforço de delegados e agentes da Força Nacional de Polícia Judiciária deve auxiliar principalmente nos inquéritos pendentes de homicídios ocorridos na capital.

BASE COMUNITÁRIA
Em Alagoas para o monitoramento do Programa Brasil Mais Seguro, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, visitou na sexta-feira, junto com o governador Teotônio Vilela Filho, a Base de Polícia Comunitária do bairro do Jacintinho. A visita foi acompanhada também pelo secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar.

A visita foi parte da programação de inspeção e planejamento de futuras ações para o plano, que teve os primeiros resultados avaliados em diversas reuniões realizadas nesta sexta.

Durante a visita, Miki anunciou novas medidas para reduzir os índices de criminalidade, entre elas à criação de uma força-tarefa de delegados para dar celeridade aos inquéritos judiciais em aberto.  Segundo ela, cerca de 14 profissionais devem vir de outras unidades federativas para prestar auxilio às equipes alagoanas.

O grupo deve chegar ao Estado dentro de uma semana e ficará até a realização do concurso para a Polícia Civil, que terá o edital publicado no próximo dia 25 de julho. O certame terá 400 vagas, divididas entre agentes, delegados e escrivães. Além disso, serão selecionados 400 peritos criminais.

EDITAL POLÍCIA CIVIL
Dando cumprimento às ações anunciadas no dia 27 de junho, durante o lançamento do PROGRAMA BRASIL MAIS SEGURO EM ALAGOAS, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Gestão Pública, publica no Diário Oficial do Estado, até o dia 25 de julho, o edital do concurso público da Polícia Civil. As provas acontecem no dia 11 de novembro deste ano. A realização de concursos públicos para a área de segurança do Estado está dentro das metas do Programa Brasil Mais Seguro, que reforçam o fortalecimento das corporações para o trabalho de combate à criminalidade e à violência em Alagoas.

Agência Alagoas