terça-feira, 29 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DE CURITIBA


O ano era 1649. O General Eleodoro Ébano Pereira comanda uma expedição para subir os rios, passar a Serra do Mar e alcançar o Planalto. Tem o objetivo de encontrar ouro e índios e para isso recruta habitantes da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, primeiro núcleo urbano do Paraná destinado à exploração do ouro. Os índios Tupi-guarani, Jê e Tingui que já habitavam a região do planalto denominavam-na Core-Etuba, cujo significado era "pinhal" ou "muito pinhão". A princípio se estabeleceram nas margens do rio Atuba, na localidade chamada Vilinha e, em seguida, mudaram a povoação para onde hoje conhecemos o centro da cidade, a Praça Tiradentes, e ali cresceria a Vila Nossa Senhora Da Luz dos Pinhais.

História

Como quase todas as cidades brasileiras, Curitiba teve como primeiros habitantes os índios das nações Tupi, Guarani e Jê, que tiveram suas culturas transfiguradas com a chegada dos garimpeiros por volta de 1649, em busca de ouro e riquezas da região.

Surgiram os primeiros arraiais e conta a lenda que uma capela foi erguida no lugar indicado por Nossa Senhora da Luz. Assim, nascia em 29 de março de 1693 a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Nesta época o cacique Tindiquera da tribo Tingui pronunciou pela primeira vez o nome da cidade de Curitiba – "Coré-Tuba", que significa muito pinhão.

Curitiba, conhecida como "Cidade Sorriso", foi tropeira nos anos 1700, quando os condutores de gados implantaram hábitos, abriram caminhos, criaram e estimularam o comércio.

Em 1842 a vila ascendeu à categoria de cidade, com o nome definitivo de Curitiba, e em 1854 passou a ser a capital do Estado do Paraná.

A partir do século XIX passou a ser um pouco européia, com as imigrações em massa que mudaram o aspecto português da cidade. Os alemães chegaram em 1833, seguidos por poloneses, italianos, ucranianos e orientais no final do século, o que resultou numa alegre mistura que "fez a América" em Curitiba.

A vinda destes imigrantes contribuiu para uma diversificação de interesses da população tradicional, coincidindo com a criação e o início da aplicação da tecnologia na agricultura, com a criação de ferrovias e rodovias, e também com o surgimento de uma mentalidade sindical e cooperativista, exemplificada pelas associações instituídas na época e suas "caixas de socorro". Também na arquitetura houve uma mudança radical: basta andar pelas ruas e olhar as igrejas de cúpulas bizantinas, as casas com lambrequins e outras construções que são uma influência da imigração.

Através de três grandes planos urbanos, pós-Província com Taulois, dos anos 40 com Agache e Seret/IPPUC de 1965/1970, Curitiba promoveu quatro grandes transformações: urbana, cultural, ambiental e econômica. Neste processo, organizou sua estrutura viária, disciplinou a ocupação do solo, montou um sistema eficiente de transporte coletivo, implantou um grande programa de proteção ao meio ambiente e atingiu níveis invejáveis de qualidade de vida.

Geografia

Com uma população de mais de 1 milhão e meio de habitantes consegue manter uma área verde de 55m2 por habitante.

A cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, está situada na Região Sul do Brasil: latitude 25º25'48'' Sul e Longitude 49º16'15" Oeste. Ocupa uma área de 432,14 km2 . A altitude média é de 934,6m acima do nível do mar. Seu clima é temperado, e com temperaturas médias de 21ºC, no verão, e de 13ºC, no inverno.

Origem

Curitiba deve seu nome à prodigiosa quantidade de araucárias (pinheiro do Paraná) que crescem em seus arredores. Em Língua indígena tupi-guarani "curii-tyba" significa muito pinhão ou muito pinheiro. A cidade foi fundada em 29 de março de 1693. A maior parte de sua população de 1,5 milhão de habitantes descende de imigrantes italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses.

Capital Ecológica

Com 26 grandes parques e bosques, centenas de praças e jardinetes, conta com o maior parque urbano do Brasil, o Parque Regional do Iguaçu, com 8 milhões de metros quadrados. Ostenta o índice de 52 metros quadrados de área verde por habitante, que junto com programas de educação ambiental e reciclagem do lixo, lhe deram o título de Capital Ecológica do Brasil.

Transporte Coletivo

Reconhecida internacionalmente por soluções inovadoras, algumas premiadas pela ONU, a circulação pela cidade é rápida e segura, garantida por um sistema trinário de vias, com canaletas exclusivas para o transporte coletivo. Curitiba tem o mais eficiente sistema de transporte coletivo do país, com os ônibus da linha direta, os populares "ligeirinhos", as estações-tubo e os ônibus biarticulados que transportam 270 passageiros.

Atualidade

Hoje Curitiba é uma cidade moderna, com uma economia baseada na existência de indústrias de transformação e beneficiamento, comércio, turismo e prestação de serviços. É uma cidade que vem desenvolvendo projetos com objetivos de uma maior e completa integração e humanização da mesma.

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