FOLHA – SÃO PAULO
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evolução da tecnologia nos carros está
exigindo profissionais cada vez mais preparados para a manutenção.
De
acordo com o Cesvi (centro de segurança viária), o número médio de componentes
eletrônicos em um sedã médio passou de oito, em 2002, para 21, neste ano.
"A tecnologia proporciona conforto, segurança e
economia de combustível, mas é preciso saber lidar com ela na hora do
reparo",
diz Almir Fernandes da Costa, diretor de operações do Cesvi.
Segundo
o Sindirepa-SP (sindicato da indústria de reparação de veículos) um mecânico
recebe, em média, R$ 88 por hora. O valor dobra quando o profissional é
especialista em injeção eletrônica.
Em
alguns casos, é mais do que recebe um médico, por exemplo. Segundo a pesquisa
Bolsa de Salários, do Datafolha, um clínico geral ganha, em média, R$ 45 por
hora.
"A remuneração dos médicos está defasada há anos e
na rede pública o salário é ainda menor", diz João Paulo
Cechinel, diretor do Simesp (sindicato dos médicos).
A
APM (Associação Paulista de Medicina) diz que planos de saúde pagam cerca de R$
35 por consulta médica.
Para
Gilberto Martinez de Oliveira, gerente de pós-venda da concessionária Sorana, o
mecânico, hoje, não pode só mexer com graxa. "Precisa entender de
mecatrônica e saber operar aparelhos de diagnóstico computadorizados."
Na
equipe de Oliveira, além de profissionais com cursos técnicos tradicionais, há
dois com curso superior - um deles foi promovido a consultor técnico depois de
concluir a pós-graduação.
SERVIÇO PREMIUM
"O piso é R$ 868, mas, com a falta de mão de obra
especializada, há mecânicos que chegam a ganhar R$ 3.000", diz Antonio Carlos
Fiola, presidente do Sindirepa.
Nas
marcas "premium" a exigência é ainda maior. Mecânicos passam por
treinamentos no exterior.
Na
oficina da Ferrari, reparadores precisam ter conhecimento da língua italiana e,
de preferência, experiência em competições automobilísticas.
PADRÃO ALEMÃO
Mecânico
qualificado e certificado pela Mercedes recebe salário de até R$ 7.000. Toda
oficina autorizada, pelo estatuto da empresa, precisa ter pelo menos um técnico
com essas qualificações. Concessionárias da marca alemã cobram R$ 200 a hora do
mecânico, valor similar ao de outras marcas de luxo.
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