sábado, 3 de novembro de 2012

BIOCOMBUSTÍVEIS


                                                   Liliane Kraemer Sarzi Sartori
  
Bio é vida! Trabalhamos pela vida e pela manutenção da vida no Planeta.

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ara viver, o homem atual precisa, ou pensa que precisa, de uma grande diversidade de bens, principalmente aqueles de alta tecnologia ou tecnologias de ponta e muitos outros.

A fabricação incessante de veículos não foge à regra. Nesta época atual da história da Terra, fala-se em biocombustível que é feito de fontes renováveis de biomassa, esta se compõe de massas orgânicas de origem biológicas ou materiais não fósseis. São usadas para produção de calor e energia elétrica, tais como carvão, pirólise de madeira, madeira, seus resíduos e detritos sólidos.

O nosso Brasil pode liderar o maior mercado de energia renovável do mundo, pois existe muita matéria prima renovável para fabricar o biocombustível, além da vasta extensão territorial e o clima favorável a estes fins.

O biocombustível tem origem vegetal como a cana-de-açúcar, óleos vegetais, madeiras, álcool, derivados do leite, gordura animal e outros. Esse combustível biológico é uma boa alternativa para substituir o petróleo com muitas vantagens para o mundo. Existem vantagens sociais, econômicas e principalmente ambientais. O uso do biocombustível reduz a poluição do ar, o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. Não é em vão que é chamado "biocombustível", o combustível da vida! Estudos mostram que é muito viável e já existem, no Brasil, tecnologias e experiências em grande escala com o álcool. Há também o biocombustível produzido do óleo das palmeiras. Estas são cultivadas nas regiões mais pobres como o Nordeste e Região Amazônica. Produz-se com poucos recursos, baixos custos e propicia muitos empregos diretos a várias pessoas, atenuando a pobreza local e contribuindo para a melhoria e qualidade de vida da população destas duas regiões brasileiras tão afetadas social e economicamente.

Há também fabricação de Biodiesel, obtido a partir de óleos vegetais e gorduras animais próprios para ser usado em veículos com motores a diesel. O biodiesel é feito de óleos vegetais como o girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja e canola substituindo os combustíveis tradicionais.

Diminui a emissão de poluentes, dióxido de carbono, o qual é o gás responsável pelo efeito estufa, a alteração do clima, o aquecimento global. Também possibilita o desenvolvimento da agricultura nas regiões pobres, proporciona a geração de muitos empregos e ajuda a fixar o homem no campo, na zona rural, para ali viver e produzir. O biodiesel também reduz a dependência energética do Brasil e colabora em muito com a economia do país. Com todas estas vantagens vale a pena investir em combustíveis alternativos que propiciam a vida e a qualidade de vida sobre o Planeta.

Mas, infelizmente, há uma preocupação ou um problema maior que deveria ser pensado e repensado: o excessivo número de veículos que circulam sobre o globo terrestre. No Brasil há um grande número de veículos. Pensemos a nível local e ao mesmo tempo global. Em uma pequena cidade existe um número x de veículos e somados, nas milhares de cidades, estados e países quanto será este mar de veículos circulando e rodando?

QUAL SERÁ ATUALMENTE O NÚMERO EXATO DE VEÍCULOS SOBRE A TERRA?

Uma única Terra coberta por veículos que circulam diariamente sobre ela, emitindo gases e mais gases tóxicos causadores do efeito estufa e do aquecimento global. Percebe-se, impotentemente, o crescimento acelerado da frota de veículos que circulam sobre ela. É muita agressão diariamente!

Somente aqui no Brasil existe uma frota de aproximadamente 50.754.344 (cinquenta milhões, setecentos e cinquenta e quatro mil, trezentos e quarenta e quatro veículos). Somente em São Paulo a frota é de mais de 6 (seis) milhões de veículos. Existem indícios de que nos países emergentes entre eles o Brasil, China, Índia Rússia, (segundo cálculos da OICA - Organização Mundial da Indústria Automobilística) no ano de 2007, houve a venda de 73 (setenta e três) milhões de veículos. Desses, 30 milhões foram vendidos nos países emergentes. O Brasil ficaria em quinto lugar no mercado de compradores de veículos. É muita coisa ambulante e poluente, rodando!

A frota mundial atinge a marca de 1 bilhão de veículos! Se você leitor tem um grande poder imaginativo, e isso é muito bom, imagine um bilhão de veículos enfileirados, rodando o mundo, rodando sobre o globo terrestre! Caos, não? Poluição total, emissão gravíssima de gases poluentes e destrutivos da camada de ozônio, da qualidade de vida humana e do próprio Planeta. Como o homem pode ser tão materialista e destrutivo ao mesmo tempo?! Falta-lhe a capacidade de amar a si, ao Planeta, a seu semelhante e reconhecer as obras da criação como Divinas e necessárias a perpetuação da espécie humana!

Continuando a viagem mental, imaginem uma Terra redonda, um globo, que poderia ser visto lá de cima e que se apreciaria, se tudo fosse diferente, uma bela vegetação, muitas matas, águas azuis ou esverdeadas, cristalinas, lindas, um complexo ecossistema vivo, verdadeiramente vivo! Porém , ao contrário do dito antes, da visão superior que se possa ter desta viagem, percebe-se apenas o globo terrestre cortado por muitas estradas, milhares de rodovias, etc. Estas, a malha, seria como linhas ou fios, um grande emaranhado... Teria sim que ser complexa, muitos fios, milhares, para poder suportar com eficiência a carga de veículos, que todos os dias, transitam, circulam sobre a Terra. A nível local percebe-se que a situação é muito complicada, imaginemos a nível global... Gases, gases e mais gases tóxicos, sendo emitidos constantemente na atmosfera. Pensemos! Pensemos bastante! Pobres seres humanos! E ainda falam , pesquisam, argumentam e defendem teses sobre a qualidade de vida! Qual qualidade, que qualidade? Como teremos qualidade de vida se respiramos um ar impuro, contaminado por gases e partículas poluentes, tóxicas, venenosas que contaminam todo o nosso organismo e causam inúmeras doenças, as mais comuns: as respiratórias, outras mais complexas: câncer que até hoje não se sabe a causa, são tantos os tipos!

Os médicos estudam, os cientistas pesquisam e dizem que o câncer tem várias causas... Assim eximem de responsabilidade qualquer um. Existe uma antiética vigorando, onde ninguém é culpado. Tudo é muito generalizado. Quem é culpado afinal pela emissão de gases poluentes na atmosfera? Quem é culpado pelas doenças que aparecem no homem atual devido à excessiva poluição? A poluição, por si só, gera um dano à integridade física do homem que, por sua vez, como cidadão, tem direito à vida, à qualidade de vida e a saúde. Há um dano coletivo, moral e material de certa forma, que ocorre efetivamente. Muitos não se deram conta disso! Mas ele existe, é real, é fato. São bens efetivos, protegidos juridicamente, bastante atingidos, infringidos e com grandes possibilidades de serem ressarcidos... Porém bens que se destruídos, muitas vezes não voltam ao seu estado normal, natural, inicial, exemplo: a saúde humana.

Já nos perguntamos, aonde chegaremos com a enorme demanda de expedição de veículos sobre a Terra? Qual o nível de suportabilidade da invasão automobilística?
Pensemos também em quanto o combustível pode ser um fator ou elemento importante para diminuir ou agravar ainda mais a poluição atmosférica global e causar ou evitar o efeito estufa e o maior aquecimento da Terra.

Biocombustíveis são boas alternativas? São soluções para que não se polua ainda mais a atmosfera terrestre?

Creio que sim, são boas alternativas... Mas são só alternativas... Penso que não são soluções totais. Ajudam muito. Existem muitas pessoas que, felizmente, se preocupam com o destino do ser humano, da Terra, do Planeta. Nem todos pensam assim, talvez os cientistas não pensem que a vida é um grande e maravilhoso dom que Deus nos deu. Ele, por ser divino e poderoso, além da nossa capacidade limitada de compreensão, fez o homem bonito, perfeito, saudável e deu a Terra como um belo paraíso verde, com todos os ecossistemas perfeitos, vivos, integrados para o homem viver e ser plenamente feliz. . E no decorrer dos dias, dos anos, dos séculos que se passaram e iniciando o terceiro milênio, o homem conseguiu destruir boa parte das belezas e recursos naturais. Produziu conflitos, guerras, bombas atômicas, bens e serviços que de certa forma ajudam e ajudaram a destruir a natureza! Tudo isso sempre uma insensatez!

Pensemos se as indústrias automobilísticas existentes no mundo inteiro, que são administradas, geridas por homens, pensam em tudo isso? Na responsabilidade individual, mas também global, coletiva, de preservar a natureza!

Pensemos que toda a poluição gerada em um lugar, em um país, não fica totalmente restrita àquele local. O ar mundial é coletivo. Não existe poluição atmosférica individual, local. Somente somos, vivemos integrados sempre, num grande cosmos, sobre um Planeta único, ainda habitável e ainda viável à vida. Biocombustíveis são os combustíveis da vida? Todas as ações e recursos usados, inventados pelo homem para preservar a natureza e o Planeta são válidos e muito preciosos.

Pensemos ainda em todos os veículos que existem sobre a Terra que os mesmos já são suficientes e estamos no limite do espaço físico e humano para suportá-los!

O EXCESSO DELES
No Brasil, na China, Na Rússia, nos Estados Unidos, na Malásia, em Portugal ou em qualquer outro país diminui a qualidade de vida das pessoas: o homem torna-se mais sedentário, estressado, doente, individualista, ademais quando confinado em um trânsito caótico, congestionado, como, por exemplo, ocorre na cidade de São Paulo, no Brasil. Onde existem, muitas vezes, 168 quilômetros de engarrafamento e a velocidade ali é dez ou vinte Km! Dessa forma deixa de conviver com outros, com sua família enclausurada em uma cápsula sobre rodas, muitas vezes atraente, bonita, colorida, sedutora, mas também poluente e mortífera...

SOLUÇÃO ENCONTRADA
Parar a fabricação mundial de veículos? Essa seria uma boa solução, pois já temos um bilhão de veículos sobre a Terra e isso, com certeza, é o bastante... Mas, vivemos num mundo real e movido pelo materialismo, dinheiro, economia. Fechar as fábricas gera muito desemprego, crises econômicas e sociais. Sabemos que a cada mês se lançam novos modelos, novas marcas de veículos que encantam o homem contemporâneo e o seduz a comprá-los. O que fazer então? Talvez educar para que percebam o caos automobilístico no mundo e suas consequências sobre a Terra. Talvez aproveitar todos os que já existem e modificá-los para que seus motores fiquem cada vez menos poluentes e para que usem combustíveis viáveis à vida, BIOs. Fazer esforços para que mais e mais se produzam combustíveis causadores de poluição ZERO. Ter essa meta sempre presente a favor da preservação da vida. Conscientizar a todos de suas responsabilidades humanas, sociais e coletivas. Desde o funcionário da fábrica até o engenheiro, o mentor, o criador da coisa, do veículo, para que pense e faça a sua parte como guardador da vida no Planeta.

Transformar ou gerar novos veículos, reciclando os atuais, tornando-os movidos a energia solar, que em muitos países é abundante, acessível, econômica e não poluente. Imaginemos lindos veículos, com belos designers movidos a energia solar! Nada poluentes! Certamente Deus iria sorrir!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS


Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

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ssim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como DIA DE FINADOS, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas.

A morte é o cessar definitivo da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, como doenças, acidentes ou violência.

Segundo pesquisas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o maior número de morte no Brasil é relacionado à mortalidade infantil. Porém, essa taxa teve consideráveis reduções no período entre 1991 e 2000, passando de 45,3 para 28,3, de cada mil crianças nascidas vivas.

Mas o Brasil ainda tem muito a melhorar, se comparado a outros países. Na Europa a taxa é de cinco mortes para mil crianças nascidas vivas, e nos Estados Unidos chega-se a sete.

O DIA DOS MORTOS é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.

As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração.

A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo.

Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenageá-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos.

Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus.

Crendices populares dizem que não se deve levar terra de cemitério para dentro das casas, pois pode levar azar. Outros afirmam que comer a última bolacha de um pacote pode causar a morte da pessoa que comê-la.

No DIA DE FINADOS, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. É um dia muito triste, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade.

Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho. Com certeza, todas as pessoas sentem muito a ausência das pessoas que amam.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

EM MACEIÓ, POPULAÇÃO AGENDA MAIS DE 1,6 MILHÃO DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS



P
ara possibilitar a acessibilidade dos usuários aos serviços do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió vem consolidando e promovendo melhorias no seu sistema de agendamento de exames e consultas realizadas pelas unidades de saúde da capital alagoana junto ao Complexo Regulador da Assistência (CORA) com o objetivo de aumentar a oferta de procedimentos por prestador e reduzir o tempo de espera dos usuários à procura de atendimento.

Com o intuito de facilitar o atendimento à demanda reprimida por procedimentos, o Cora, implementado há três anos, regula desde consultas especializadas e procedimentos de baixa complexidade – como exames de patologia clínica, raios-X e outros mais específicos como uma endoscopia – a serviços mais complexos, como tomografia e ressonância magnética.

Segundo dados fornecidos pela Direção do CORA, no período de janeiro a julho, foram marcados 1.633.521 consultas, exames e cirurgias através do Complexo, onde 1.166.327 foram confirmados pelos usuários, havendo 71,40% de comparecimento e ocorrendo 28,60% de evasão.

De acordo com o ranking do registro de marcação de procedimentos do Complexo Regulador, dos procedimentos agendados para todo o Estado em julho último, a saúde da Capital se destaca com as primeiras colocações ocupando primeiro, quarto e quinto lugares com o PAM Salgadinho, o Cora e o PAM Bebedouro, respectivamente.

Em Maceió, o agendamento de consultas e exames por meio do CORA é feito diretamente pelas unidades de saúde do município, ou mesmo na sede do Complexo, onde também são autorizadas e marcadas cirurgias eletivas. Os demais 101 municípios de Alagoas utilizam a internet para fazer o agendamento. Na capital, aproximadamente 94% dos postos fazem o agendamento dessa forma, as demais o fazem por meio de videofone.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AMANHÃ TJ/AL ESCOLHE NOVO DESEMBARGADOR



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esta quinta-feira, 1º de novembro, o pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas se reúne em sessão extraordinária para escolher o substituto da desembargadora Nelma Padilha, aposentada por tempo de serviço no último mês de agosto.

A sessão será conduzida pelo presidente desembargador Sebastião Costa Filho e o preenchimento acontecerá pelo critério de merecimento, concorrendo juízes de terceira entrância.

De acordo com portaria da Presidência do TJ/AL, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da segunda-feira (29), todos os desembargadores estão convocados para a sessão que começa às 15 horas, no auditório desembargador Olavo Acioli de Moraes Cahet, no prédio-sede da Corte de Justiça, localizado na Praça Marechal Deodoro, no Centro de Maceió.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

FRUTAS QUE CURAM - AMORA



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anto a amoreira quanto algumas espécies de plantas medicinais, chamadas “silvas”, produzem AMORAS. Há amoras brancas e pretas, mas só as pretas são comestíveis. As brancas servem apenas para alimentar animais. É uma fruta de sabor ligeiramente ácido e adstringente, usada para fazer doces, compotas e geléias.

A amora é muito rica em vitaminas A, B e C e contém ácido cítrico. Tem propriedades depurativas, digestivas e refrescantes.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BANCO DO BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO


  
A
té o dia 5 de novembro de 2012 é possível se inscrever na terceira seleção externa do Banco do Brasil em 2012. O concurso será realizado para formação de cadastro de reserva, para o cargo de escriturário, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas (parte do estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do estado) e Sergipe.

Para participar, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais, com remuneração de R$ 1.892,00 mensais, cesta alimentação de R$ 367,92 e auxílio refeição de R$ 472,12.

A seleção é composta por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de conhecimento básico, que incluem Língua Portuguesa, Atualidades do mercado financeiro, Matemática e Raciocínio Lógico e conhecimentos específicos, que abrangem Informática, Atendimento, Técnica de vendas, Cultura Organizacional e Conhecimentos Bancários.

A Prova Discursiva - Redação - de caráter eliminatório será aplicada no mesmo dia e horário das provas objetivas, para todos os candidatos presentes, e somente será avaliada a dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas objetivas. Na segunda etapa, são realizados exames médicos e procedimentos admissionais, de caráter eliminatório.

Candidatos empossados terão possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente e possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.

As inscrições serão recebidas através do site da Fundação Carlos Chagas: www.concursosfcc.com.br. A taxa é de R$ 40,00. A aplicação das Provas Objetivas e da Prova Discursiva-Redação está prevista para o dia 13 de janeiro de 2013.

O Edital completo está disponível no link http://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/SelExt2012003.pdf

domingo, 28 de outubro de 2012

O PERDÃO COMO FONTE DE CONVERSÃO E DE CURA


Fabiano Ferreira Silva
Montes Claros⁄MG

O
 perdão que muito me fascina é o do pai que perdoa o filho pródigo (Lc 15,11-32), esse que pai que representa Deus. O filho pródigo volta para a casa do pai esperando encontrar ódio, ira, e outros sentimentos ruins, mas o seu pai nos mostra o tamanho da misericórdia de Deus, acolhendo-o e fazendo festa com a sua chegada, não quis nem saber por onde o filho andava, deu-lhe logo um abraço e uma festa.

Esse é um exemplo para nós de como perdoar, sem olhar para trás, somente amando. A Igreja nos ensina que: "Deus tem o poder de perdoar os pecados, mas transmite esse poder aos homens para que o exerçam em seu nome", Ele transmite esse poder aos homens justamente para que possamos crescer no amor. Devemos então sair do óbvio e praticar aquilo que intriga o mal, o perdão.

A maior dificuldade do ser humano é perdoar, primeiramente ele pensa na vingança, que é o que o mundo ensina. O perdão como fonte de cura é o que mais precisamos. Jesus Cristo é a contradição, ao invés da vingança; o perdão. E perdoar nos faz tão bem porque nos alivia, nos afasta do ódio. Mas, para que eu perdoe o outro é necessário que eu também perdoe a mim mesmo.

Urge então, fazer essa experiência e dar a Deus a chance de abrir as válvulas de nosso coração e "desprender" o perdão. Todos nós passamos por situações dolorosas que nos marcam muito, por isso ficamos magoados, são situações que envolvem pessoas, acontecimentos, e até mesmo chegamos ao ponto de magoarmos com Deus. A falta de perdão é como um coágulo dentro das veias do nosso coração: ele impede o fluxo de sangue, impede a graça de Deus. Para muitos de nós é difícil perdoar porque isso implica tocar nas feridas e mexer em situações dolorosas, implica abrir o coração e remexer no "lixão" da nossa vida.

Seria mais fácil não tocar em nada disso, mas imagine conservar uma lata cheia de lixo dentro da nossa casa! Ninguém iria aguentar o mau cheiro. Quando o perdão já extinguiu-se da nossa vida nos tornamos pessoas difíceis; talvez, as mais difíceis em nossa casa. A causa disso são mágoas e ressentimentos, a falta de perdão que carregamos conosco. O perdão não é uma imposição, mas sim uma graça de Deus que permite que tiremos do nosso coração tudo o que está estragado.

É preciso viver o perdão em sua plenitude, e para viver bem essa proposta, é preciso ter fé e confiança em Deus. Culpar não vai trazer de volta a oportunidade perdida. Desculpe quem errou, desculpar é virar as costas para o erro e caminhar para o futuro, o segredo para recebermos o perdão não é só pedir sinceramente a quem causamos mágoas, mas também perdoar os erros dos outros. O perdão nada mais é do que um exercício de humildade, através do qual podemos avaliar nossa capacidade de amar o outro. A negação do perdão é bastante prejudicial, não a quem se nega o perdão, mas a nós mesmos, contrariamente ao que pensamos. Por meio do perdão poderemos viver melhor, sem ressentimento, sem mágoas, livre para ser feliz!

sábado, 27 de outubro de 2012

CAIXA SUPERA R$ 80 BILHÕES EM CRÉDITO PARA CASA PRÓPRIA


Volume já é o mesmo contratado em todo o ano de 2011

A
 Caixa Econômica Federal alcançou R$ 80,2 bilhões em contratações do crédito imobiliário em 2012. O volume contratado até o último dia 23 de outubro representa o total registrado em todo o ano de 2011 e corresponde a um crescimento de 36,2% em relação ao mesmo período no ano passado, quando realizou R$ 58,8 bilhões. A expectativa do banco para o final de 2012 é de atingir a marca recorde de R$ 100 bilhões de empréstimos para a casa própria.

A CAIXA também ampliou a participação no mercado imobiliário nas aplicações com recursos da poupança neste ano, chegando a 55,4% de participação no mês passado. Até o dia 23 de outubro, as linhas com recursos da poupança registraram R$ 35,7 bilhões.

Segundo o vice-presidente de Governo e Habitação da CAIXA, José Urbano Duarte, o crescimento histórico nos empréstimos imobiliários também pode ser associado ao Programa CAIXA Melhor Crédito, lançado pelo banco em abril deste ano, que teve como pilares a redução acentuada das taxas de juros, o aumento do volume de recursos disponíveis ao mercado, a valorização dos clientes – atuais e novos – e a orientação para o crédito consciente, além da melhoria na eficiência operacional.

“Com o Programa CAIXA Melhor Crédito, reduzimos as taxas de juros do crédito imobiliário em até 21% e, para as operações com recursos da poupança, aumentamos o prazo de financiamento, de 30 para 35 anos. Essas mudanças ampliaram a capacidade de pagamento das famílias que podem, agora, comprar imóveis maiores e melhores, com a mesma renda pagando menos juros. Fator que, associado às constantes melhorias operacionais, vem ampliando nossa capacidade de atendimento", afirma Urbano.

ATENDIMENTO AO CRÉDITO IMOBILIÁRIO:
Para acelerar ainda mais as contratações no crédito imobiliário, a CAIXA está investindo na ampliação de sua rede de atendimento. Em junho deste ano, lançou o site Feirão CAIXA da Casa Própria na internet, no qual são publicados, pelos correspondentes parceiros, imóveis já avaliados pelo banco e pesquisa cadastral dos vendedores aprovada, agilizando o processo de compra.

No último dia 30 de agosto, a CAIXA anunciou, ainda, a criação de uma empresa processadora de crédito imobiliário, para atuar na modernização de processos empresariais e serviços do setor, bem como ampliar o acesso à casa própria. A nova empresa tem como acionistas a IBM, a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) e a Caixa Participações (CAIXAPAR), braço de investimentos da CAIXA.

A empresa pretende proporcionar mais agilidade e conveniência nas contratações dos financiamentos habitacionais. Os clientes receberão informações da situação de seus processos de financiamentos em tempo real, por meio da internet e celular, podendo inclusive complementar documentos e informações por meio desses canais.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BANCOS COBRAM TARIFAS PROIBIDAS PELO BC


Apesar das restrições impostas pelo governo à cobrança de tarifas bancárias, as instituições financeiras estão criando novas tarifas e achando brechas nas normas para cobrar por serviços não contratados pelos clientes.

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este ano, as reclamações contra os bancos somente por custos que não foram acordados já somam o equivalente a 2010 e 2011 juntos, segundo dados compilados pela Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

Dados do Banco Central também apontam que a cobrança irregular de serviços não contratados vem ganhando destaque no ranking de reclamações da instituição, que considera só queixas confirmadas como procedentes. No ano passado, elas mais do que triplicaram.
Um dos problemas apontados pela economista Ione Amorim, do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), são os pacotes de serviços oferecidos pelos bancos. "As instituições financeiras estão usando os pacotes para validar a cobrança de outras tarifas", diz. "São um caminho para driblar as normas."

Segundo ela, os principais problemas ocorrem nos chamados serviços diferenciados, que incluem desde aluguel de cofres a envio de mensagens automáticas e administração de fundos de investimento. Muitas vezes classificados com nomes diferentes, eles são de difícil comparação pelos clientes. Algumas dessas cobranças também incluem itens que o BC proíbe.

O Bradesco, por exemplo, passou a cobrar dos clientes, em julho deste ano, pela visualização da imagem dos cheques emitidos nas consultas pela internet. A tarifa de R$ 2 é classificada pelo banco como uma remuneração por "serviços diferenciados".

Segundo a instituição, o serviço foi implantado gradualmente em todo país e só não foi cobrado enquanto era apenas um projeto-piloto.

O chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon, diz que a cobrança é irregular. Ele orienta os clientes a denunciar ao BC sempre que identificarem que algum custo foge a regra. Amorim destaca que, mesmo nos pacotes, o cliente precisa ser previamente informado sobre novas cobranças.

Nessa linha, de acordo com o Idec, o Santander criou novos tipos de extratos, chamados de "inteligentes", que chegam a custar R$ 4,90. O banco diz que esse extrato traz muitas informações além da movimentação de conta e é enviado pelo correio.

Com informações da Folha de São Paulo

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR COMPLETA 100 ANOS

Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro-RJ

 Valmir Moratelli
iG Rio de Janeiro

O
 projeto era ousado. Construir um caminho aéreo entre os dois morros da enseada da Baía de Guanabara. O ano, 1908. Quatro anos depois, o primeiro trecho, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, foi inaugurado. O bondinho comportava 22 passageiros, era de madeira e sustentado por apenas um cabo de aço. O segundo trecho do percurso, que ligaria o morro do Pão de Açúcar, entrou em operação no ano seguinte. Até então só existiam dois teleféricos no mundo: o do Monte Ulia, na Espanha (com 280 metros de extensão), e o de Wetterhorn, na Suíça (com 560 metros). Nada que se comparasse, portanto, ao Pão de Açúcar, cujas duas linhas somam 1 263 metros. “Como não havia helicópteros, a construção utilizou equipes de alpinistas especialmente treinados, que levavam as peças nas costas, em escaladas perigosas”, diz Giuseppe Pellegrini, diretor técnico da empresa que administra os bondinhos.

No próximo dia 27 de outubro, um dos cartões-postais mais famosos do Rio, e do Brasil, completa 100 anos. O idealizador do bondinho foi o engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que buscava uma idéia para alavancar o turismo na cidade. Ao conseguir capital e apoio do governo, ele fundou a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, a mesma que administra o local até hoje. No ano passado, o bondinho contabilizou recorde de viagens. Foram 77.441 percursos nos dois bondinhos.

Da Praia Vermelha ao Morro da Urca, a distância é de 528 metros, percorridos a uma velocidade de aproximadamente 22 km/h, com tempo total de 3 minutos. Da Urca até o Pão de Açúcar, a distância é de 735 metros, percorridos a uma velocidade de aproximadamente 31 km/h, com tempo de viagem também de 3 minutos. Aos mais aventureiros, é possível subir o morro da Urca por uma trilha. A distância é de 1487 metros e exige esforço físico e preparo para escaladas íngremes e escorregadias. A trilha tem início pela pista Claudio Coutinho, em área militar. Micos, pássaros de diferentes espécies, flora típica da Mata Atlântica e as ondas da praia Vermelha compõem o cenário abaixo dos bondinhos.

Taxistas e cobradores de estacionamento são os primeiros a abordar quem chega próximo à bilheteria. O ingresso custa R$ 53,00 (estudantes e idosos pagam meia). As filas não são grandes durante a semana. Em 2011, foram 1.331.487 visitas. É, junto com o Cristo Redentor, o ponto turístico mais visitado do Rio. O trem do Corcovado recebe anualmente 1 milhão de visitantes. Em termos comparativos, a Torre Eiffel, símbolo de Paris, recebe uma média de 7 milhões de visitantes a cada ano. Mas ali o que não falta é beleza. A visão a mais de setecentos metros de altura é estonteante. Pode-se ver toda a extensão da Baía da Guanabara, a ponte Rio - Niterói, a praia de Copacabana, a cidade de Niterói no canto direito e, ao fundo do lado oposto, o Corcovado, a pedra da Gávea e o morro Dois Irmãos.

DE CAMELÔ A SÍNDICO DO BONDINHO
Antonio Lourenço, mais conhecido como Seu Gato, é o funcionário mais antigo do Pão de Açúcar. É o responsável pela oficina e manutenção de todo o mecanismo que faz os bondinhos funcionarem de segunda a segunda, sempre das 8h às 21h. Não por acaso é chamado por alguns como “síndico do bondinho”. Sua história se confunde com a do local. Começou como camelô nos arredores do morro, vendendo sucos, refrigerantes e doces para os turistas. No começo dos anos 70, o velho bondinho já não dava conta do intenso tráfego turístico que só crescia.

Foi então construída outra linha, mais segura, com novos cabos, estações e carros, multiplicando por dez a capacidade de transporte. Seu Gato foi recrutado para auxiliar. “Estava ali embaixo todo dia, conhecia o pessoal. Daí me chamaram e fui. Em seguida fiz curso de soldador e maçariqueiro e continuei empregado até hoje”, diz ele, aos 72 anos.

Seu Gato não precisou arriscar sua vida na adaptação dos novos bondinhos. Se na primeira vez, os cabos de sustentação foram instalados com ajudas de alpinistas, agora tudo foi feito com auxílio de um elevador de peças paralelo aos bondinhos. A nova linha foi inaugurada em 1972 e, com algumas reformas, ficou em operação até 2008. Foi substituído por outro, mais moderno, de designer suíço – com vidro fumê, o que possibilita fotos mesmo contra o sol. A capacidade diminuiu: de 75 para 65 passageiros por viagem. “Não vejo uma pessoa ao menos subir o morro estressada e chegar aqui em cima mantendo a irritação. Não tem como. Só a vista já é uma terapia”, diz Seu Gato.

BOTÃO DE EMERGÊNCIA
O complexo do Pão de Açúcar tem duas salas de máquinas, ambas no primeiro morro, o da Urca. Três geradores ficam de prontidão para caso haja falta de energia. O motor principal tem 320cv, com rotação de até 1500 RPM, e é comandado por um sistema de inversão de frequência. Há ainda desde 1972 um sistema de resgate, cujo carro pode seguir pelo cabo de aço e retirar sete passageiros por vez. O grupo de operações tem 50 pessoas e o de manutenção, 48.

Giuseppe Pellegrini, diretor técnico da Companhia que administra os bondinhos, conta um dos segredos mais bem guardados dos bondinhos. O que poucos sabem é que há espalhados pelo local, incluindo os dois morros, 15 botões vermelhos estrategicamente posicionados, mas fora da visão dos turistas. Acionados, estes botões param imediatamente o funcionamento dos bondes. Em uma das salas de comando, Pellegrini conta que nunca foi preciso apertar o botão de emergência. “Mas garanto que funciona. Nos testes de simulação que fazemos, conseguimos detectar qualquer problema que porventura possa surgir”, diz.

São raros os acidentes ocorridos no local. Não há registros de vítimas fatais nestes 100 anos de funcionamento dos bondinhos. Um fato histórico marcante ocorreu em 1935, durante a Intentona Comunista, quando uma bala de canhão atingiu as estações, que tiveram de ser fechadas por vários dias. Em 1951, um cabo de tração se rompeu com bonde cheio e as pessoas foram retiradas durante a noite. Mas foi no dia 22 de outubro de 2000 que ocorreu um acidente com repercussão internacional. Um dos cabos de aço se rompeu, prendendo vários turistas por horas no teleférico. Ninguém se feriu.

Pellegrini também se tornou parte integrante da equipe do Pão de Açúcar por acaso. Era alpinista e, num sábado de sol, aproveitava para escalar o lado direito do morro da Urca quando, avistado pelo então presidente da administração local, foi convidado a trabalhar ali. Já se vão cinquenta anos de bondinhos. “Faço esta viagem entre os bondinhos todo dia. Me sinto privilegiado”, afirma, cheio de sorrisos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

BMW TERÁ FÁBRICA NO BRASIL



A
 BMW do Brasil confirmou no Salão do Automóvel, em São Paulo, que terá uma fábrica no Brasil entre o final de 2014 e o início de 2015. Tudo indica que a nova unidade de produção será em Araquari (SC), cidade próxima a Joinvile (SC). Serão investidos 200 milhões de euros e a linha de montagem terá capacidade de produzir 30 mil unidades por ano em dois turnos. Serão feitos os carros mais vendidos da marca no país, o hatch médio Série 1 e o utilitário esportivo X1.

Todos os modelos que sairão da fábrica catarinense vão ser equipados com motores flex. A BMW entregou o projeto de instalação da nova fábrica ao governo federal e está trabalhando para se adequar ao novo regime automotivo, também conhecido como Inovar Auto. O presidente BMW do Brasil, Henning Dornbusch disse: “estamos contentes agora por poder dizer que temos uma fábrica no Brasil”.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

FRUTAS QUE CURAM - AMEIXA



A
 “AMEIXA” é um fruto da família das rosáceas e deve ser consumido maduro e parcialmente dessecado. Existem diversas variedades do fruto, as mais conhecidas são a vermelha, a amarela e a roxa.

É possuidora de alto valor nutritivo, ricos em açúcar, sais minerais e vitaminas. Um alimento que funciona como laxante natural.

Sua composição química da ameixa, açúcares (principalmente glicose), dextrinas, pectina, ácidos málico e tartárico e água.

A ameixa é indicado como laxativo, para regular a circulação intestinal e o apetite. Utilizado como edulcorante para corrigir o paladar de certos medicamentos.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

JUROS DE CARTÕES DE LOJA PASSAM DE 200%


Aiana Freitas
UOL/São Paulo

N
o rastro das reduções de juros feitas pelos bancos, grandes redes de varejo, como C&A, Casas Bahia e Renner, também estão promovendo cortes nas taxas cobradas nos seus cartões.

Apesar disso, os juros dos cartões de loja ainda estão entre os maiores cobrados no país, podendo passar de 200% ao ano.

Recentemente, o Bradesco anunciou um corte nos juros cobrados nos cartões de crédito emitidos pelo banco. A redução, que passa a valer em novembro, vai contemplar os cartões chamados de "private label", oferecidos por redes de varejo. Entre as redes cujos cartões são administrados pelo Bradesco, estão C&A, Casas Bahia, Lojas Colombo, Makro, Luigi Bertolli e O Boticário.

TARIFAS
Preste atenção nas tarifas cobradas pelas administradoras dos cartões de loja. Alguns cartões, por exemplo, não cobram anuidade. Só que geralmente é preciso pagar tarifa de manutenção. "Oferecem o cartão como sendo gratuito, mas na verdade não é", alerta Hessia Costila, economista da Proteste.

As taxas cobradas variam de acordo com cada rede, mas, seguindo a nova política do banco, terão de ficar entre 1,9% e 6,9% ao mês no crédito rotativo. O rotativo é usado quando o cliente não paga a fatura integralmente em dia e precisa rolar a dívida.

Até agora, as taxas dos cartões de loja administrados pelo Bradesco variavam de 2% a 14,9% ao mês.

Os clientes da Renner também devem pagar menos juros no rotativo dos cartões da rede a partir de novembro, segundo previsão da empresa. A taxa máxima cairá de 15,8% para 9,8% ao mês.

TAXAS DE JUROS CONTINUAM MUITO ALTAS
Mesmo após as reduções, as taxas dos cartões "private label" continuarão altas se comparadas com as de outras linhas de crédito.

Ao ano, o crédito rotativo dos cartões Bradesco ficarão em 122,71%. No caso da Renner, a taxa máxima será de 207,06% ao ano.

Para efeito de comparação, os bancos cobram, em média, 3,45% ao mês na linha de empréstimo pessoal, o que equivale a 50,23% ao ano. Os dados se referem às taxas médias coletadas pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) em agosto.

Por isso, o ideal é sempre evitar usar o crédito rotativo dos cartões de loja.

DESCONTOS NÃO BASTAM PARA COMPENSAR TARIFAS
Além dos juros altos, os cartões de loja escondem outro tipo de cobrança que pode desequilibrar o orçamento: as altas tarifas de serviços.

Em estudo divulgado em abril deste ano, a associação de consumidores Proteste alertou que muitas lojas alardeiam o fato de seus cartões não terem anuidade. Só que é comum que se cobre tarifa de manutenção, por emissão da fatura e extrato. "Oferecem o cartão como sendo gratuito, mas na verdade não é", afirma Hessia Costilla, economista da Proteste.

A economista diz que todas essas cobranças podem acabar colocando por terra os eventuais benefícios oferecidos pelos cartões, como descontos nas compras. Por isso, para quem quiser economizar, a dica dela é que faça uma boa pesquisa de preços em lojas diferentes.

Outra orientação dela é que o consumidor não faça empréstimos ou saques com estes cartões. "Se o consumidor precisar de dinheiro, é melhor pegar empréstimo no banco.”

domingo, 21 de outubro de 2012

QUEM REALIZA A NOSSA SANTIFICAÇÃO É DEUS


Monsenhor Jonas Abib
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

"A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloquência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus" (I Coríntios 2,4).

D
eus usa de muitas pessoas para manifestar o poder d'Ele. Isso retrata o que está no início da Carta de São Paulo aos Coríntios. Algumas pessoas pensam que os dons do Espírito Santo de Deus são para algumas pessoas muito especiais, muito bem escolhidas e muito santas. Nós também nos acostumamos a ver os dons do mesmo Espírito na vida dos santos. Vemos dons de milagres, cura, profecia, entre outros, e pensamos que essa graça acontece pela grande santidade de quem os possui; como prêmios divinos. Mas quem nos santifica não somos nós. Não é como o povo diz que quem é santo já nasce santo. Quem faz essa santificação é Deus. Todos os dons vêm do Todo-poderoso. Por isso, o orgulho é tão destrutivo, principalmente o espiritual.

"Recordo-te que tens de reativar o dom de Deus que está em ti" (II Timóteo 1,6).

Deus o abençoe!

sábado, 20 de outubro de 2012

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS INAUGURA CENTRO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

Desembargador Alcides Gusmão da Silva

O
 Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) inaugurou na quarta-feira, 17, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS), no prédio anexo da Corte estadual. A nova unidade é destinada às conciliações e mediações nos processos de segunda instância.

De acordo com o desembargador Alcides Gusmão da Silva, coordenador do CJUS, as salas inauguradas trarão benefícios para a comunidade que necessita de agilidade nos processos de conciliação. “Quem ganha com a modernização do novo espaço é a população, que terá a possibilidade de resolução de processos e de conciliação mais rápida”, frisou o desembargador.

Participaram da inauguração do CJUS os desembargadores do Tribunal, a Comissão do Núcleo, os juízes que participam dos mutirões de conciliação e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador José Roberto Neves Amorim, além da coordenadora adjunta do CJUS, a juíza Fátima Pirauá, os juízes Ana Florinda Dantas e Carlos Cavalcanti, diversos magistrados, serventuários do Poder Judiciário, advogados e populares.