segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BRASIL VAI GASTAR R$ 1,170 BILHÃO COM SEGURANÇA DA COPA



O
 plano de segurança da Copa do Mundo de 2014 será dividido em 15 áreas temáticas que vão custar R$ 1,170 bilhão ao governo federal, dos quais três quartos para a compra de equipamentos e o restante para o custeio do sistema. A criação da comissão que vai redigir o plano ficou decidida na segunda reunião entre secretários de Segurança Pública dos estados-sede do evento e a Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.

As novas tecnologias e equipamentos de segurança que serão usados na Copa de 2014 e na Copa das Confederações em 2013 também foram discutidos na reunião. Entre os equipamentos que vão integrar os centros de comando e controle (regionais e móveis), haverá dispositivos de imageamento aéreo (realização de fotografias terrestre a partir de um avião, visando à realização de fotomapas, entre outras aplicações) e plataformas de observação. 

Serão implantados 14 centros de comando e controle, dois nacionais - com sedes em Brasília e no Rio de Janeiro - e 12 nas nove capitais que receberão jogos. Esses centros estarão conectados entre si para dar suporte tecnológico e de telecomunicações à integração das forças policiais para a Copa.

Os centros de comando e controle serão um dos legados na área de segurança que a Copa do Mundo deixará para o país, permitindo uma integração do policiamento entre os estados após o evento. O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinho Jacinto Caetano, disse que a reunião teve a finalidade de detalhar a atuação dos órgãos envolvidos no plano de segurança da Copa, “para que haja uma total sinergia entre todos eles”.

Para que isso aconteça, segundo o secretário, ficou decidido que os equipamentos de segurança serão comprados pela secretaria extraordinária e repassados aos estados. Ele justifica que, dessa forma, o custo é menor do que se as compras fossem feitas isoladamente pelos governos estaduais das cidades-sede. Além disso, apenas uma equipe cuida das aquisições e os estados enviam técnicos para acompanhar esse trabalho.

“O que queremos é deixar para a população, depois da Copa, um legado na forma de atuar do setor de segurança pública. O que fica é justamente a integração entre os estados”, disse Caetano. Ele citou os assaltos a bancos que vêm ocorrendo no interior do país como um exemplo de integração que vai assegurar maior eficiência na atuação da polícia.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, destacou que os estados fizeram “o dever de casa” e já estão prontos para receber os equipamentos que serão fornecidos pelo governo federal. Ele considerou que o encontro serviu para detalhar a gestão do plano de segurança da Copa, “o que facilitará a ação de todos”.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, disse que serão adquiridas pelo governo de Brasília 2 mil câmeras de monitoramento e equipamentos de rádio para o policiamento da cidade durante a Copa do Mundo, com um custo previsto de R$ 220 milhões. Além, disso, deverão ser contratados por concurso público 1.000 policiais militares e 700 policiais civis.

Os locais onde funcionarão os centros de comando nacional e local já estão escolhidos e o GDF aguarda os equipamentos que serão comprados pelo governo federal para que sejam montados.

domingo, 19 de agosto de 2012

COMO VOCÊ TEM CONSTRUÍDO SEUS PLANOS?

Elaine Ribeiro

*Elaine Ribeiro
“Repense o seu modo de ver a vida”

E
m nossa vida fazemos planos, estabelecemos metas e, com isso, visualizamos situações que “podem vir a ser”, que “podem ocorrer”, e nos colocamos numa posição de expectativa e investimento de energia, trabalho e emoção. As expectativas de vida podem, em algum momento, concretizar-se ou não.

O acúmulo de expectativas e situações não resolvidas, bem como problemas cotidianos, profissionais e pessoais podem nos levar ao famoso estresse, que não vem apenas por aquilo que está externo a nós e visível, como problemas, pessoas, falta de dinheiro, desemprego, etc., mas especialmente ao que chamamos de fatores internos, e um em especial: a maneira como interpretamos a vida e seus acontecimentos, as pessoas com as quais convivemos, as situações pelas quais passamos.

Geramos ou pioramos um estado de estresse pela forma como encaramos a vida. Quer um exemplo bem simples de como isso acontece? Por um descuido, você bate seu carro. Não é nada grave, não houve vítimas. Qual a solução mais prática? Buscar um funileiro, avaliar os danos, fazer o orçamento, as formas de pagamento, se você pode ou não pagar agora e decidir por fazer o conserto. Isso é prático, racional e direto (mesmo sabendo que haverá um gasto e que você não poderá pagá-lo agora).

Porém, um modo que gera grande desgaste é olhar para a mesma situação cobrando-se: “Eu fiz tudo errado! Como pude bater este carro! Eu não me perdoo, sou mesmo um idiota”. Todos esses pensamentos estressantes e autopunitivos trouxeram alguma solução? Certamente não. Percebe agora como nossos pensamentos e crenças pessoais podem influenciar nossa reação diante de um acontecimento?

A forma como interpretamos as situações e o modo como nossos pensamentos se desenrolam desencadeiam, portanto, a produção do famoso estresse. Crença é aquilo que dá significado à nossa vida. Se eu creio em Deus, meus atos tendem a ser pautados por essa crença. Por outro lado, se creio que tudo será péssimo, que não sou capaz, que nada dá certo comigo ou que nunca minhas expectativas darão certo, temos aí um bom caminho para atitudes desfavoráveis e um amontoado de novos pensamentos negativos e um belo caminho para o adoecimento e para um círculo contínuo e vicioso de estresse.

Muitas vezes, quando estamos nesse estado, achamos mil desculpas para justificá-lo: "Estou estressado porque meu carro quebrou". Ou: "Porque meu time perdeu", assim como: "Porque meu namoro acabou", porque ... porque... porque... sempre baseados em fatos externos.

Você já parou para pensar qual é a sua parcela de responsabilidade diante do que não deu certo? Será que não é devido à sua forma de ver o mundo que o estresse acontece e com ele todas as consequências físicas e emocionais em sua vida?

Faço este convite a você: pare e observe como você encara o mundo ao seu redor. Este pode ser um primeiro passo para não ser refém da vida e dar um novo significado à sua história.

*Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.

sábado, 18 de agosto de 2012

ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO COMEÇA HOJE


Ministro Alexandre Padilha, participa, em Salvador, do dia D de Mobilização, que marca o início da campanha. Crianças das regiões Norte, Nordeste e parte de Minas, irão receber megadoses de vitamina A, dentro do Programa Brasil Carinhoso.

A
 partir deste sábado (18), até 24 de agosto, 34 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) por todo o País estarão voltados para a atualização do calendário básico da criança. Para reforçar a importância da ação, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, participam, em Salvador, do dia D de Mobilização Nacional, que marca a abertura da campanha, neste sábado.

Todos os menores de cinco anos devem comparecer a um posto de vacinação para verificar se o esquema vacinal está completo e se há necessidade de atualização. Além dos fixos, também haverá postos volantes, que estarão preparados para atender a população alvo (são cerca de 14,1 milhões de crianças nesta faixa etária).  .

Para a operacionalização desta campanha, o Ministério da Saúde repassou R$ 18,6 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos.

A campanha para a vacinação em dia é uma estratégia onde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A partir desta campanha, passam a fazer parte do calendário básico a vacina pentavalente e a VIP.

Segundo o ministro Padilha, embora apenas as crianças que não estão com calendário atualizado irão receber vacinas durante a campanha, é importante que os pais recebam a orientação dos profissionais de saúde para analisar o histórico vacinal.  “O calendário é complexo. Para cada vacina é preciso aplicar de duas a três doses em momentos diferentes, por isso muitos pais não conseguem definir se a criança está em dia com a vacinação”, justifica o ministro.

A pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que deixa de ser ofertada e protegem contra difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite, e a vacina hepatite B. A vacina pentavalente será aplicada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Se a criança tiver começado o calendário com a tetravalente, sem que tenha terminado o esquema vacinal, deverá tomar a pentavalente. Contudo, caso o município tenha estoque remanescente da tetravalente, a criança poderá concluir o esquema com esta vacina.

Além da pentavalente, a criança manterá os dois reforços com a DTP. O primeiro reforço deverá ser administrado aos 12 meses e o segundo aos quatro anos. Os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 24 horas de vida, preferencialmente nas 12 horas, para prevenir a transmissão vertical.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CNJ CONFIRMA LEGALIDADE DO CONCURSO DO TJ DE ALAGOAS



O
 Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgou improcedente o pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Alagoas, de declaração de nulidade do edital do concurso público para provimento de cargos na estrutura do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Com a decisão, o cronograma de provas objetivas e subjetivas está mantido para dia 2 de setembro próximo.

“Até o momento, na condução do concurso público para provimento de cargos de servidores do Poder Judiciário de Alagoas, o respectivo Tribunal de Justiça não incorreu em qualquer ilegalidade”, fundamentou o conselheiro Jefferson Luís Kravchychyn, relator do processo originado a partir da provocação sindical.

Quanto à alegação de que houve suposta mácula aos princípios constitucionais, quando da criação da comissão permanente do certame pela Presidência do TJ, o conselheiro esclarece que a resolução nº 75, do CNJ, citada pela entidade sindical, não se aplica aos concursos para servidores do Poder Judiciário.

“A resolução nº 75 não se aplica aos concursos para servidores do Poder Judiciário, seja pela falta de previsão normativa expressa, seja pela ratio essendi (razão de ser) da resolução, que é destinada à carreira de magistrados, com vistas à padronização do provimento desses cargos”, fundamentou o conselheiro.

RESOLUÇÃO 75 NÃO SE APLICA AO CONCURSO PARA SERVIDORES

Kravchychyn esclarece que a carreira de magistrado é regida por um regime jurídico próprio, que engloba dispositivos da Constituição Federal e da LOMAN. Já os servidores do Poder Judiciário, acrescenta o conselheiro, estão submetidos ao regime jurídico próprio de cada estado membro da União.

“Reputo que a resolução nº 75 não se aplica aos concursos para provimento de cargos de servidores do Judiciário. Não há qualquer previsão que obrigue o TJ/AL a instituir comissão de supervisão de concurso como requisito sine qua non (indispensável) de todo o procedimento do certame”.

O conselheiro reconhece, com base na lei estadual nº 7.210/10 prevê a participação obrigatória de representante do sindicado em concursos públicos, mas a citada norma não indica o momento da constituição da referida comissão, não se podendo supor que ela deveria anteceder a publicação do edital.

“Não há qualquer ato normativo que impute ao presidente do TJ/AL a observância da resolução nº 75. O TJ/AL deve seguir a resolução nº 11/2011 para definir o momento da criação da comissão do concurso. Não há nada a reparar nos atos do TJ/AL, que está cumprindo instrução da Corregedoria Nacional de Justiça”.

ARGUMENTAÇÃO DE REQUERENTE “NÃO LOGROU ÊXITO”

Kravchychyn também acrescenta que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem entendimento firmado no sentido de que a participação da comissão de concurso somente é obrigatória na fase externa do concurso, sendo dispensável a sua constituição em momento anterior à publicação do edital do certame.

“Este Conselho não pode intervir em toda matéria relativa à organização administrativa dos Tribunais, mas tão somente nos casos em que se verifica que estes atuam de forma descompassada com os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, eficiência e publicidade”, complementa o relator.

O fato de a comissão de concurso não ter participado da elaboração do edital, esclarece o conselheiro do CNJ, “não tem o condão de per si (individualmente) anular o ato administrativo”, devendo-se, para isso, ser provado o prejuízo para os candidatos, “o que o requerente não logrou êxito”.

O relator reforça que corrobora essa tese (falta de prejuízo) o fato de a referida comissão ter sido instituída em 28 de maio de 2012, mas somente em 13 de agosto – “mais de dois meses!” depois – o requente procurou o CNJ para buscar o que entende por direito de seus representados.

“Caso a ilegalidade fosse patente, o CNJ deveria ter sido acionado imediatamente. O prejuízo que se pode perceber é a paralisação do concurso em comento sem nenhuma ilegalidade patente, insuperável, a menos de um mês da realização das provas objetivas e subjetivas”, conclui o conselheiro.

EDITAL ESTÁ EM SINTONIA COM CORREGEDORIA DO CNJ

No Procedimento de Controle Administrativo (PCA), Jefferson Luís Kravchychyn fundamenta que o edital do concurso parece estar de acordo com o Auto Circunstanciado de Inspeção Preventiva na Justiça de Alagoas, da Corregedoria Nacional de Justiça, no tocante às vagas previstas no edital.

“Ante o exposto, julgo improcedente o pedido, em respeito à autonomia dos Tribunais e pela ausência de ilegalidade demonstrada. Determino o arquivamento do procedimento, com comunicação às partes”, concluiu o relator. Assim, o cronograma está mantido e as provas serão aplicadas dia 2 de setembro.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RELIGIÃO E VALORES RELIGIOSOS



A
 filosofia da religião consiste no estudo filosófico dos conceitos e afirmações religiosas. Apesar da enorme quantidade de religiões com diferentes cultos, mitos e práticas.  As religiões mais abordadas hoje em dia são as ocidentais - judaísmo, cristianismo e islamismo – pelo fato de que estas fornecem-nos visões complexas acerca do modo como o mundo e o Universo se comportam, em oposição com o que se passa nas religiões orientais – budismo, hinduísmo – que se preocupam mais com as formas de conduta e de viver.  O fundamental, independentemente da religião de cada um, é saber se a visão religiosa do Universo é ou não verdadeira.  Comum às religiões ocidentais é a crença na existência de Deus. Deus é caracterizado como uma pessoa sem forma e imortal, moralmente perfeita, que é toda poderosa (omnipotente), que sabe tudo (omnisciente) e que está em todo o lado (omnipresente).  Diz-se que este Deus é teísta, sendo teísmo a crença na sua existência.

Existem alguns paradoxos relativamente à coerência do conceito da existência de Deus. O culto a Deus é geralmente realizados em locais ditos sagrados, como igrejas, mesquitas ou templos. Mas se Deus é omnipresente, porque são estas rezas realizadas em lugares específicos?

Outro fato que nos suscita curiosidade é o de se deus é omnipotente e omnipresente porque razão ajuda tudo e todos a qualquer altura e a qualquer momento?  E se é omnisciente, então sabe tudo. E se sabe tudo, então sabe o que vamos fazer. Mas se sabe o que vamos fazer, todas as nossas ações já estão predestinadas. Logo, é-nos retirado o poder de escolha e decisão. E sem esse poder, não somos livres. A existência de Deus é, então, compatível com a liberdade?

Todas estas questões irão ser abordadas neste trabalho de modo racional, apresentando opiniões bem fundamentadas.
As Religiões ocidentais e orientais

BUDISMO
O budismo formou-se no Nordeste da Índia num período em que existiam várias alterações econômicas, sociais e políticas nesta região do mundo.
Esta religião baseia-se nos valores morais de Siddhartha Gautama ou Buda histórico.

Hoje o budismo encontra-se em quase todos os países do mundo e conta com cerca de 376 milhões de seguidores.

Para seguir a religião budista há que respeitar certos ensinamentos básicos como evitar fazer o mal, fazer sempre o bem e cultivar a própria mente. A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação, ou seja, o treino mental foca a moralidade, a concentração meditativa e a sabedoria.

CRISTIANISMO
O Cristianismo é uma religião monoteísta, ou seja, os crentes acreditam numa só divindade e é baseado na crença em Jesus Cristo, que é a figura central desta religião. Os cristãos acreditam que Jesus é filho de Deus e que veio a Terra para libertar os seres humanos do pecado através da sua morte na cruz e da sua ressurreição, 3 dias depois da morte. O Cristianismo diferencia-se das restantes religiões por anunciar a salvação pela mediação redentora de Cristo.

Para a maioria dos cristãos, Jesus, é um ser humano, completamente divino. O cristianismo também é baseado em valores morais de Jesus, entre os quais o amor a Deus e ao próximo. Os cristãos acreditam que Jesus é a salvação e julgam que precisam cumprir certas obras para obter a salvação e a vida eterna. Dando um exemplo, normalmente quando uma pessoa está numa situação de aperto tem logo a tendência para implorar a Jesus que a salve.

A “visão” que os cristãos têm sobre a vida depois da morte é, de uma maneira geral, a crença no céu e no inferno. Os cristãos acreditam que depois da morte, as pessoas vão para o céu ou inferno conforme os pecados que cometem em vida.

HEBRAÍSMO
Javé, o deus único do Universo, estabeleceu uma aliança com um povo, os Hebreus. Libertou-os da escravidão em que tinham caído, dotou-os duma lei e deu-lhes uma terra para habitarem. Esta relação com o próprio deus constitui a essência do Hebraísmo.

Os hebreus são um povo nômade de origem semita, como os árabes. Por volta do séc. XVIII a.C., deslocaram-se da Mesopotâmia para o Egipto, onde viveram sujeitos ao rígido sistema de economia centralizada do Reino Egípcio. Entre 1250 e 1200 a.C., conseguiram escapar ao domínio egípcio, emigrando para a Palestina, terra que, segundo a tradição, Deus teria concedido como domínio aos hebreus. Os hebreus consideram-se, na verdade, o Povo Eleito de Deus, e a terra da Palestina o sinal tangível da sua aliança com Deus. Essa é mesmo a característica do Hebraísmo: basear-se não num profeta ou num salvador, mas num povo e na terra que Deus lhe prometeu.

A religião hebraica está marcada por um claro monoteísmo e em constante contraste e polemica contra as crenças de outras populações circundantes de Canaã, que envolvem o culto de vários deuses. O Hebraísmo tem uma característica particular, é uma religião monolática, ou seja, apesar de apenas praticar culto a um só Deus, admitem que outros povos possam ter os seus Deuses particulares.

É, portanto, uma religião mais “aberta” que as restantes por admitir tal fato.

CRISTIANISMO - HEBRAÍSMO
. Religiões monoteístas – prestam culto a um só deus.
. Jesus – judeu nascido na Palestina, a terra sagrada dos judeus. 
. Foi por alguns aclamado “O Messias”, esperado pelos hebreus
. Abrão, Isaac e Job, os fundadores do povo hebraico eram simples pastores, tal como Jesus Cristo.
. As formas de culto destas religiões são idênticas.
. Ambas as religiões se baseiam nos ensinamentos de um Deus único.

HINDUÍSMO
Teve origem na expressão religiosa mais antiga conhecida por Vedismo (a religião do Veda). Os Vedas datam do início da civilização indiana e chegaram até hoje durante um período de 10000 anos há mais de cinco milênios.

Cerca de 13,7% da população é Hindu. A maior parte dos seguidores encontra-se na Índia.

O Hinduísmo remonta a mais de 3500 anos na bacia do Indu.

Está fundamentada nos 4 livros dos Vedas (conhecimento), coleção dos textos sagrados compostos de hinos e rites - Rgveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda.

Os Vedas contêm verdades eternas e a ordem que rege os seres e as coisas organizando-as em castas. Cada casta possui os seus próprios direitos e deveres espirituais e sociais. A posição do Homem é definida pelo Karma acumulando em vidas anteriores.

A casta (classe social) á qual pertence cada individuo indica o seu lugar espiritual.

O objetivo de cada pessoa é atingir o moksa, (libertação ou iluminação) a sua sabedoria do conhecimento de si e do Universo.

NÃO – AGRESSÃO
A NÃO – AGRESSÃO é um conceito relacionado com a necessidade de sobrevivência de ser humano com dignidade. Esta é a base integrante.

SANATANA DHARMA
Velha forma de orientação de todas as atividades para o bem da sociedade e para alcançar o divino. Muitas das formas do Dharma remontam a antigas civilizações do subcontinente existentes desde 2500 a.C. ou mesmo anteriormente. Algumas foram trazidas do sul da Rússia. Outras são práticas de devoção desenvolvidas durante o século 7 d.C.

RELIGIÃO E FILOSOFIA

TRANSCENDÊNCIA
A religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas, relativas a certos sentimentos manifestados perante o divino por uma dada comunidade de crentes, obrigando-os a agir segundo uma lei divina para puderem ser salvos, libertos ou atingirem a perfeição. Cada religião defende um conjunto de valores cuja validade pretende ser universal.

Toda e cada experiência religiosa apresenta-se como uma ligação profunda e envolvente do homem com o sagrado. Sempre que o homem entra em contacto com o sagrado (o divino, o transcendente) estamos perante um tipo particular de experiência religiosa.

SAGRADO E PROFANO
Todas as religiões assentam no pressuposto de que existem duas dimensões do real: a sagrada e a profana.  

A sagrada define-se por oposição à profana, e corresponde a uma realidade que é assumida como perfeita, divina e dotada de poderes superiores aos humanos, suscitando no homem respeito, medo e reverência.

A profana identifica-se com o mundo em que vivemos, sendo apontada como banal e vista inferior em relação à sagrada (Profano, do latim pro “diante de” e fanum “espaço sagrado”).

Em cada religião o transcendente expressa-se  sob diversas formas e assume diversas figuras: Deus, deuses, anjos, espíritos, etc.

MORAL RELIGIOSA
As comunidades religiosas são igualmente comunidades morais, isto é, os seus membros partilham as mesmas normas de conduta, assumem os mesmos modelos de vida e evitam praticar aquilo que a religião condena.  A salvação individual ou coletiva está dependente do cumprimento da lei divina. A moral é outro aspecto revelador da influência social da religião, nomeadamente como um poderoso meio de controlo social através da difusão das suas normas de conduta moral.
Religião e Sociedade

As principais religiões estão profundamente ligadas à sociedades onde estão implantadas.

Em algumas sociedades, a religião assume tais proporções que o Estado se tornou a expressão direta da própria religião dominante, como acontece no Irão. Os chefes religiosos são também chefes políticos (Estado teocrático).

Apesar da crescente des-sacralização, a influência social da religião continua a ser enorme. Os acontecimentos religiosos são frequentemente assumidos como acontecimentos sociais. Dois exemplos:

- Ao longo do ano podemos observar como os momentos de descanso ou de festa estão ligados a dias que assinalam acontecimentos de natureza religiosa (Domingo, Natal, Carnaval, Páscoa e outros dias feriados).

- Os momentos marcantes da vida das pessoas, como o nascimento, o batismo, o casamento ou a morte, continuam a ser assinalados por cerimônias religiosas.

RELIGIOSIDADE POPULAR
As grandes religiões são quase sempre percorridas  por duas correntes religiosas: a "oficial" e a "popular".

A "oficial” está ligada aos sacerdotes. Caracteriza-se por uma elevada racionalização das crenças e ritos religiosos, transformando-as num corpo doutrinal muito intelectualizado, depurado de outras tradições religiosas. Apresenta-se quase sempre numa linguagem abstrata e universal. O divino apresenta-se enquadrado numa estrutura teórica muito complexa. O comum dos crentes raramente compreende ou sente a religião desta forma. A obra de grandes teóricos dos cristianismo, como Agostinho de Hipona ou Tomás de Aquino são exemplos desta corrente.

A corrente "popular" está ligada à forma como a maioria das pessoas encara a religião: a emoção sobrepõe-se à razão. O vivido ao pensado. O desvio da norma oficial é por vezes total. Caracteriza-se por uma visão espontânea, emotiva e concreta da religião. Esta religiosidade popular é herdeira de tradições ancestrais e podemos encontrar na mesma crença e ritos de antigas religiões há muito desaparecidos. O crente não sente qualquer incoerência em acreditar, por exemplo, no cristianismo e em praticar também rituais de origem pagã. Na religiosidade popular em Portugal podemos encontrar inúmeros exemplos deste sincretismo milenar.

Estas manifestações populares de religiosidade atribuem uma grande importância a tudo o que pode ser visto, tocado ou sentido diretamente. O crente procura sentir de forma muito viva o contacto com o divino e obter um testemunho concreto deste contacto. É por esta razão que nela se apela a tudo o que é de natureza física, como os gestos e se recorre a práticas mágicas, feitiços, exorcismos, sacrifícios, peregrinações, etc. que envolvem de forma marcante quer os crentes quer os sacerdotes; usa e abusa-se de objetos de culto como mezinhas, imagens de santos, virgens, estátuas, medalhas, etc, para se obter isto ou aquilo, ou simplesmente para se testemunhar que se esteve neste ou naquele local sagrado.

As relações com o divino são quase sempre, neste caso, relações de troca: O crente promete fazer uma oferta (promessa, voto) caso o divino lhe dê o lhe pede. Uma vez recebida à dádiva, o crente vê-se obrigado a efetuar o pagamento.

TOLERÂNCIA
As sociedades ocidentais em particular as europeias, vivem um período único de tolerância religiosa. O comum dos cidadãos encara hoje a religião como um assunto que diz respeito apenas à consciência de cada um. Assunto que qualquer Estado deve abster-se de intervir.

Na Europa, as religiões tradicionais coexistem pacificamente com aquelas que durante séculos consideraram suas inimigas, pondo fim desta forma a guerras que devastaram países inteiros. Não nos referimos apenas às lutas entre cristãos e muçulmanos, mas também às que opuseram as diferentes igrejas cristãs. Recorde-se que ainda em meados do século XX, milhões de pessoas foram exterminadas na Europa por motivos alegadamente religiosos.

Esta coexistência pacifica é uma inovação na história do mundo ocidental. As diferentes confissões religiosas parecem ter deixado de usar a força para afirmarem as suas convicções e confiam agora no poder da palavra. Esta mudança é interpretada por muitos como o resultado de uma quebra nas convicções religiosas no Ocidente. A maioria inclina-se, todavia, a pensar que a mesma se deve ao resultado de uma aprendizagem social: a de que existem valores que devem ser preservados na convivência social, como a liberdade e a vida.

O que acontece no mundo ocidental, parece não ter correspondência na maior parte do mundo. Em países como a China, continuam as perseguições por motivos religiosos. Em diversas partes do mundo, em particular no continente africano, as diferenças religiosas são frequentemente evocadas para justificar, por exemplo, genocídios.

Uma das situações mais preocupantes é a do mundo islâmico. Nas últimas décadas temos assistido aqui à emergência de movimentos religiosos caracterizados pelo fanatismo dos seus líderes. Estes acreditam sem hesitações que possuem a verdade absoluta e manifestam-se dispostos usar todos os meios para a imporem. Desde finais dos ano 70 do século XIX, vários líderes religiosos lançaram à escala global uma "guerra santa" (djihad islâmica) para matarem, de forma indiscriminada, o maior número possível de infiéis. Muitos destes fanáticos religiosos aproveitam-se da liberdade religiosa existente nos países ocidentais para espalharem a morte. Um exemplo desta ação foram os atentados de 11 de Setembro de 2001, nos EUA. A liberdade religiosa é impossível?  Ao contrário do que muitos pretendem fazer crer, estes atos não são do foro religioso, mesmo que a religião esteja a ser evocada para os legitimar. Não estamos perante nenhuma guerra entre religiões. Tratam-se de crimes contra a humanidade e como tal devem ser assumidos.

Em suma, podemos dizer que a tolerância religiosa é algo característico dos países ocidentais e continua a estar longe de ser uma realidade mundial.

“A tolerância pode pressupor, gratuitamente, que a fé da pessoa de quem falamos é inferior à nossa, enquanto que o amor nos ensina a ter com a fé do próximo o mesmo respeito que temos com a nossa - na qual reconhecemos também imperfeições. Ora, se somos imperfeitos, a religião, tal como a concebemos, também é imperfeita. E se todas as concepções religiosas que representam os homens são imperfeitas, não podemos levantar condições de inferioridade ou superioridade de uma com relação à outra. Aí a questão se coloca: porque tantas fés diferentes? Qual a interpretação que devemos aceitar como verdadeira? Cada razão tem seu próprio ponto de vista. Daí a necessidade da tolerância, que não é indiferença com sua própria fé, mas um amor mais puro e mais inteligente para com essa fé. Todas as fés constituem revelações da Verdade. O respeito que experimentamos por outras fés não deve impedir de ver os defeitos; a tolerância não prejudica a distinção entre o bem e o mal, entre o que é justo e o que é falso. Devemos sempre estar conscientes dos defeitos de nossa própria fé e, entretanto, não abandoná-la por isto, mas tentar triunfar sobre os defeitos. Se considerarmos sem parcialidade todas as religiões, não hesitaremos em misturá-las à nossa, nas suas características desejáveis, e, mais nos estimaremos por ter cumprido esse dever.” - Mahatma Ghandi.

FINITUDE E O EXISTENCIALISMO
O homem vive diariamente a sua vida, tenta possuir o controlo total de todas as suas ações, precisa de tranquilidade e paz para viver bem consigo mesmo. No entanto, quando o Homem perde a sua paz de espírito precisa de se “agarrar” a algo, precisa de acreditar que vai ser recompensado pelo que faz e que o seu Deus o irá ajudar a ultrapassar as suas dificuldades. É neste momento que o Homem se vê confrontado com a sua finitude.

A RELIGIÃO POSSUI 3 CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS:

1) Bipolarização poder humano/poder sobre-humano.
2) Procura-se estabelecer ligações entre dois polos.
3) As ligações remetem para uma atitude assente na fé.
A crença religiosa pressupõe que se aceitem todos os dogmas de uma doutrina sem que se questione a sua imutabilidade.

Através da religião tenta-se explicar os fenômenos climáticos, geológicos, etc, como uma manifestação de Deus acreditando que este está a exprimir os seus sentimentos de fúria para com os simples mortais através da sua justiça inexorável.

Os crentes aceitam a morte como uma decisão de Deus recusando ajuda médica ou qualquer tipo de tratamento porque acreditam que se Deus ainda os quiser, eles salvar-se-ão. Em oposição ao Divino encontra-se o Demoníaco personificado pelo Diabo. O Diabo oferece sentimentos horríveis a quem o aceitar assegurando uma felicidade apenas passageira.

RAZÃO E FÉ
Os discursos racionais e religiosos opõem-se um ao outro. No discurso racional, a argumentação está sempre sujeita a crítica ou discussão. Não aceita quaisquer dogmas, muito pelo contrário, critica-os ativamente podendo depois de uma reflexão, cada indivíduo aceitar ou recusar o argumento apresentado desde que este tenha lógica. Ambos os argumentos podem ter lógica, pelo que é comum o indivíduo que rejeita ou aceita um deles compreender a opinião contrária.

Por outro lado, o discurso religioso pressupõe que os indivíduos se entreguem completamente ao seu(s) Deus(es). Os crentes não questionam quaisquer dogmas (verdades inquestionáveis) da sua religião. Aceitam-nas cegamente independentemente de qualquer explicação racional. Estes tipos de pessoas precisam acreditar em algo que as faça sentir seguras e onde possam depositar total confiança.

SENTIDO DA VIDA
Muitos de nós, simples cidadão comuns, costumamos refletir sobre a nossa razão de viver, porque é que nascemos, qual o nosso propósito para ter sido abençoados com uma oportunidade de viver.

Estas pequenas reflexões devem-se ao simples fato de que o Homem, em geral, é um ser frágil, débil que apenas nota a sua fraqueza quando atravessa momentos de dor, angústia, desespero, etc. Por outro lado, o ser humano é o único animal dotado de inteligência pelo que consegue passar por estes momentos de reflexão. O ser humano sente que tem plena finitude e é isso que o leva a questionar o sentido da vida.

A grande condicionante que leva o Homem a questionar o sentido da existência é o de não criar objetivos, fins, intuitos, metas que, ao concretizá-las, o faça sentir-se bem consigo próprio.

No entanto, ao aperceber-se do que se está a suceder consigo mesmo pela associação de tudo o que lhe acontece, o Homem encontra o sentido da vida.

Em suma, tudo na vida tem sentido, ao contrário do que nos parece, pois o Homem não consegue descodificar tudo o que lhe acontece, entrando muitas vezes em desorientação.

A procura pelo sentido da vida tem de partir da vontade própria do Homem, as coisas têm de fazer sentido ao próprio indivíduo e não ao outros. Esta procura pelo sentido da vida faz com que cada um seja uma pessoa diferente. Há quem defenda que é o próprio Homem que dá sentido à sua vida e há quem diga que é na religião que encontramos o sentido da vida. A decisão por uma das teorias faz com que existam os ateus e os crentes.

Existe ainda outro tipo de pessoas para o qual a vida não faz sentido (apenas porque não delimitam objetivos na sua vida). Estas pessoas são muitas vezes influenciadas pelo meio em que vivem, pelo mundo injusto em que vivemos, por todo o mal que nos acontece. O destino final destas pessoas acaba por ser, na maior parte das vezes o suicídio, o que demonstra o quão importante é achar o sentido da vida.

Outro tipo de pessoas julga serem elas que dão sentido à vida. Atribuem todo o sucesso que alcançam, tanto a nível pessoal como profissional, aos seus atos. Estas pessoas pensam desta maneira, pois acreditam na liberdade como sendo um valor do qual todos usufruem.

Por último, há pessoas que acreditam serem meros servos de um ser superior dotado de uma justiça inexorável. Se fizerem o bem, serão recompensados, mas, se pelo contrário, praticarem o mal, serão severamente castigados por Deus.

Deus é, portanto, a âncora destas pessoas, é Ele que lhes dá fulgor para viver.

Apesar de todo o mal que acontece no mundo, os crentes afirmam que se isto sucede é porque o homem não usou da melhor forma a liberdade que Deus lhe deu. Para os crentes, Deus criou um mundo perfeito arruinado pelos atos irresponsáveis dos homens. Contudo, são geralmente os mais infortunados que acreditam mais num ser superior, pelo fato de que acreditam na salvação e eternidade. A maior parte dos crentes julga que a vida em terra tem menos significado do que depois da morte, e é isto que os faz continuar a viver.

Em conclusão, o Homem pode encontrar o sentido da vida de diferentes maneiras. Nenhuma delas está errada porque não há uma certa. Basta se sentir bem consigo próprio e acreditando no que faz e pratica para poder viver da melhor maneira possível.

EXISTÊNCIA DE DEUS
É racional acreditar na existência do Deus padrão? Poderá apresentar-se uma boa razão ou um argumento irresistível a favor da sua existência? Alguns teístas dizem que não e baseiam a sua crença na fé, ou seja, acreditam nos dogmas existentes, sem os questionar. Outros, pelo contrário, pensam que se podem construir argumentos para provar que o Deus padrão existe.

De fato, muitas espécies de razões foram apresentadas para acreditar em Deus. Algumas razões são facilmente classificadas de insatisfatórias. Por exemplo, o argumento de que Deus deve existir porque em quase todas as sociedades as pessoas acreditam nele. A aceitação de uma crença por uma ou mais sociedades não é, decerto, uma boa razão para a aceitar. Muitas crenças falsas são, ou foram, quase universais (por exemplo, a de que a Terra é plana). Mais ainda, apesar de a crença num deus ou noutro ser quase universal, não há um deus em que a maioria das pessoas acredite. Como poderia, por exemplo, o facto de algumas pessoas acreditarem num deus crocodilo justificar a crença no Deus cristão?

FALTA DE RAZÕES PARA ACREDITAR NO CONTRÁRIO
Alguns crentes, notando que os agnósticos afirmam que não podemos provar que Deus não existe, seguem outra via. Argumentam que se não podemos provar que Deus não existe, então eles estão podem acreditar que ele existe. Mas os ateus podem contra-argumentar. Mostrando que os agnósticos também afirmam que nós não podemos provar que Deus existe. Logo, se não podemos provar que Deus existe, estamos podemos igualmente acreditar que ele não existe. Um método de raciocínio que nos permite "provar" ambos os lados de uma disputa, não prova nenhum. A ausência de prova do contrário não é uma boa razão para acreditar em alguma coisa.

ARGUMENTOS COSMOLÓGICOS
Vários argumentos estreitamente relacionados com a existência de Deus baseiam-se na aparente necessidade de o Universo como um todo ter uma causa. Parecem existir três possibilidades. Ou o universo começou a existir por si só ou existiu desde sempre ou, então, foi trazido para a existência por alguma força superior ou ser extremamente poderoso. Geralmente, aqueles que acreditam em Deus acham incrível que o universo possa ter chegado à existência apenas por si mesmo e igualmente incrível que ele possa ter já existido durante uma quantidade infinita de tempo. Acreditam que um ser extremamente poderoso, Deus, o deve ter criado. Esta é uma das razões que as pessoas dão com mais frequência para acreditar em Deus.

Os argumentos que tentam provar que deve haver um Deus porque deve haver um criador do universo, são chamados de provas cosmológicas da existência de Deus. Em geral são argumentos que tentam provar que tem de haver uma "primeira causa" de todo o universo ― nomeadamente, Deus.

De acordo com o filósofo Immanuel Kant, a existência de Deus e os conceitos de liberdade e imortalidade não podem ser afirmados ou negados no campo teórico, nem podem ser cientificamente demonstrados.

DIMENSÃO PESSOAL E SOCIAL

DIMENSÃO PESSOAL
A religião é muito difícil de definir, por vários fatores. É algo incorpóreo, pelo que é muito difícil explicá-la e defini-la através de conceitos racionais e palpáveis. Por outro lado, cada religião tem as suas próprias características. Há religiões que possuem vários deuses, outras em que os deuses tomam forma incorporando objetos, etc. Tudo isto leva-nos a falar de religiões, e não apenas de religião.

 Outro ponto que é fundamental referir, é o de que a maior parte das pessoas que tentam descrever a religião são filósofos ou estudiosos que, de uma maneira geral, têm de ser como jornalistas, possuindo isenção de todos os fatos de maneira a produzir um discurso sem dualidade de critérios. Esta pequena condicionante leva a que a maior parte dos filósofos não acreditem em Deus.

Então, como é possível descrever alguma coisa em que não acreditemos?

Concluímos, portanto que é muito complicado descrever e abordar esta temática o que aumenta o grau de dificuldade na execução deste trabalho.

Posto isto, há que distinguir vivência religiosa que se liga à dimensão pessoal de fenômenos religiosos que se referem à dimensão social da religião.

A vivência da religião é muito subjetiva, dependendo de pessoa para pessoa, pois tratam-se de diferentes maneiras dos crentes se ligarem à religião. No entanto é possível destacar alguns aspectos da experiência religiosa:

ATITUDE AFECTIVA
O Homem estabelece uma relação de maior afetividade com o/os seu/s Deus/es do que propriamente uma relação de racionalidade para com este. Cria uma atitude de emoção que o fascina ou aterroriza com base na prática de boas ou más ações.

SAGRADO E PROFANO
Como já foi referido, o Homem mantém uma relação de emoção e racionalidade face à religião o que leva à admissão da existência de dois domínios bipolares. O sagrado e o profano.

O profano diz respeito às realidades temporais susceptíveis de serem apreendidas pelos sentidos ou razão. É o lado humano da religião. O Sagrado diz respeito à intemporalidade, escapando às formas de conhecimento. É o lado divino da religião.

CRENÇA NA REVELAÇÃO
Como já foi dito neste trabalho, tudo o que acontece na nossa vida tem um significado, e o que nós fazemos dela, tem como base uma interpretação dos sinais que nos são dados. Os crentes na religião interpretam os sinais que lhes são dados como um chamamento de Deus para o mundo do Sagrado e do Profano.

UNIÃO AO SAGRADO
O Homem une-se ao sagrado através do culto, que é uma forma de estar junto de Deus. É através do culto que se sente protegido de todo o mal e onde comunica com Deus falando-Lhe de todas as suas angústias e dissabores com a finalidade de encontrar uma explicação e sentido para estas.

DIMENSÃO SOCIAL
A religião tem, como já vimos, uma dimensão muito pessoal que é complementada com uma dimensão social.

A dimensão social é a exteriorização das manifestações de uma comunidade religiosa.

O ritual religioso é a forma encontrada por estas comunidades para manifestar publicamente a sua religião. Desde o batizado e casamento até às peregrinações, e cânticos, o intuito final do Homem é o de fazer com que Deus fique contente com ele.

Estas comunidades possuem características comuns, das quais iremos destacar as que consideramos serem as mais importantes.

FILOSOFIA DE VIDA
As pessoas da mesma religião partilham ideias semelhantes que constituem uma forma de se situarem no mundo e compreenderem os problemas que lhe fazem frente.

VALORES MORAIS
Em todas as religiões existe um código moral que regula as boas atitudes e condutas dos seus seguidores, como por exemplo, os Dez Mandamentos, na religião Cristã. É através destes códigos que se ensinam as gerações religiosas.

COMUNICAÇÃO
As pessoas estabelecem fortes ligações entre elas através do culto que prestam ao seu(s) Deus(es), pois comungam os mesmo princípios e ideias, “reconhecendo-se a si própria pela  outra pessoa que está do seu lado”.

INSTITUIÇÃO
As instituições conferem a estabilidade necessária para as religiões se manterem com relativa firmeza. As igrejas, mesquitas ou templos, são os locais mais comuns onde se estabelecem hierarquias e se delimitam aspectos que orientam cada comunidade.

A partilha de experiências, encontros, celebrações e participação em acontecimentos religiosos nestas instituições contribuem para a coesão social e identidade do grupo.

CONCLUSÃO

No âmbito da realização deste trabalho, começamos por nos questionar sobre as diversas religiões existentes no mundo. Concluímos que, em contraste com as religiões orientais, as religiões ocidentais tendem a ser monoteístas, possuem uma maior tolerância religiosa, e são mais “pacíficas”, coexistindo com outras religiões.

Relativamente aos valores religiosos e à religião em si, depressa nos apercebemos de que esta temática não é fácil de abordar. A religião é muito complexa e difícil de definir. Não a podemos explicar racionalmente, recorrendo a conceitos palpáveis, porque cada religião tem determinadas características. Há aquelas que prestam cultos a vários deuses e aquelas em que os deuses tomam a forma de objetos. Isto fez com que não abordássemos uma religião específica, mas sim várias religiões.

No que diz respeito ao plano social, concluímos que as principais religiões estão profundamente ligadas às sociedades onde estão implantadas e que, apesar da crescente des-sacralização, a influência social da religião continua a ser enorme nos dias de hoje.

Quanto à problemática da existência de Deus, concluímos que existem alguns paradoxos entre agnósticos e ateus, e que existem alguns argumentos que suportam a existência de Deus e outros que são declarados insatisfatórios.

Concluímos também que vivência da religião é muito subjetiva, e varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem a sua maneira se ligar à religião e ao seu Deus. E dependendo da religião que pratica, o crente recorre a valores morais e filosofias de vida de acordo com aquilo que acredita. No entanto, o homem pode encontrar o sentido da vida de diversas maneiras. Se sentir-se bem consigo próprio, acreditar em si, no que faz e no que pratica, vive da melhor maneira possível.